Logo E-Commerce Brasil

boo-box apresenta estudo sobre conteúdo dos blogs no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A boo-box, empresa de publicidade para mídias sociais, divulgou um levantamento inédito sobre o conteúdo dos blogs no Brasil, a segunda análise do mercado brasileiro de redes sociais realizada pela empresa.

O levantamento, que contemplou um ambiente de 20 mil blogs, revelou que a blogosfera brasileira aborda mais temas de entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (10%). O conteúdo foi analisado pela tecnologia Meaning Tool, da empresa argentina Popego, que processa uma análise semântica no conteúdo dos blogs categorizando os assuntos. O resultado representa o tráfego do primeiro semestre de 2011.

No tema entretenimento, a pessoa mais citada na web durante o período da pesquisa foi Casey Heynes, um estudante australiano que ficou famoso na internet depois que um vídeo que mostrava a sua reação a um ataque de bullying caiu na rede. Em segundo lugar veio Harry Potter e, em terceiro, Jesus Cristo.

Dentre os blogs de entretenimento que constituem a web brasileira, os assuntos são voltados, principalmente, para o conteúdo de humor/atualidades (67%), seguido por carros (6%), música (6%) e moda (6%). O restante dos blogs são os que falam sobre gastronomia, cinema, televisão, literatura e conteúdo adulto. Já na categoria educação, que está em terceiro lugar, 40% do conteúdo é voltado para Ciência.

Na categoria de esportes, mais da metade (55%) têm blogs direcionados para o futebol. O restante fica dividido em outras modalidades esportivas, como basquete, golfe, tênis, baseball e futebol americano.

As marcas mais citadas nos blogs brasileiros foram, respectivamente, Google, Samsung e Apple, que juntas totalizam 35%. Os outros 65% foram menções às marcas Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola. Sobre vestuário, a Nike ficou com 50% das menções, seguida por Puma com 20% e Adidas, 17%.

“Conhecendo de uma forma estruturada o que os publishers estão postando fica mais fácil para os anunciantes planejarem suas campanhas”, explica Edney Souza, vice-presidente de publishers da boo-box.

No ranking dos produtos mais citados, os da Apple prevalecem no topo da lista com o iPhone, tendo 12% das menções, seguido do iPad com 11% e do iPod com 6%. Confira as marcas de softwares mais citadas:

Já quando o assunto é internet e web 2.0, o Google lidera as citações com 37%, o YouTube aparece com 19% e o WordPress com 9%.

A boo-box também analisou as keywords, que são as palavras-chave relacionadas ao conteúdo de um site. Nesse estudo, as mais utilizadas foram: free, games e downloads, além de todas as suas combinações, como games free, wallpapers free e downloads free. Por mês, free e games são buscados 30,4 milhões de vezes na web, enquanto download recebe 101 milhões de buscas.

“Essas análises constantes são fundamentais para que, cada vez mais, os anunciantes conheçam a blogosfera e direcionem melhor seus investimentos em publicidade na internet”, destaca Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da boo-box.

Confira o estudo completo no blog da boo-box e neste link você pode ver um infográfico com o resumo da notícia.

Com informações de WebHolic