Logo E-Commerce Brasil

Black Friday: 76% dos internautas querem comprar na data, mostra pesquisa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mostramos essa semana que a Black Friday 2022 deverá movimentar R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro este ano. Não por menos, a Ecglobal também acaba de revelar que entre as mil pessoas pesquisadas, 76% têm intenção de adquirir algo no período — contra 65% no ano passado. Uma outra pesquisa, dessa vez do Instituto Reclame Aqui, afirma que 46,4% das empresas já começaram os preparativos para a data.

Segundo a pesquisadora, quando comparada a 2021, a pesquisa em lives/programas/show das marcas subiu de 8% para 15%.

Neste caso, trata-se de um dado excelente, uma vez que a Ecglobal notou no estudo que 36% iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais 30 dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.

A análise também mostra que muitos consumidores veem os altos valores de frete, bem como falsas ofertas, como empecilho para as compras. Justamente por isso, os consumidores utilizam muito os sites para realizar pesquisas. Entre as buscas mais comuns estão:

Pontos para o lojista se atentar na Black Friday

    Lista dos preferidos para a Black Friday 2022

    Entre a lista de produtos favoritos para a compra na Black Friday da pesquisa, estão:

      Existe ainda a parcela de pessoas (42%) que pretendem aproveitar a Black Friday para adquirir produtos de extrema necessidade.

      Pela ordem, os itens mais citados são celulares, televisores, eletrônicos e eletrodomésticos. Já quando o assunto são presentes, há empate entre roupas, eletrônico de uso pessoal e itens beleza e perfumaria, todos com 32%.

      Vale destacar que as lives commerce ganharam espaço entre os e-consumidores durante a pandemia. Da mesma pesquisa realizada em 2021, a opção subiu de 8% para 15% em 2022.

      Empresas mais buscadas para as compras

      Quando o assunto é Black Friday, Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon são as primeiras marcas que vêm à mente dos mil entrevistados. Juntas, as cinco varejistas somaram mais de 600 votos, sendo metade deles para as Lojas Americanas. Além disso, 70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

      A Americanas também figura na primeira posição na questão de locais para as compras, seguida de Magalu, Amazon, Mercado Livre e Shopee. Para os homens, os mais citados são Amazon, Fastshop, Mercado Livre e Ponto. Já as mulheres estão de olho nas ofertas da Americanas, Shopee e Shein.