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Black Friday: consumidores podem gastar 62% a mais do que em 2022, aponta Méliuz

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Acaba de ser apresentada a pesquisa de intenção de compra para a Black Friday do Méliuz. Entre os principais destaques, 95,2% dos respondentes estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. O número é 4% maior do que em 2022, considerando ainda que apenas 66% desses usuários afirmam ter comprado na Black Friday do ano passado.

Expectativa é de aumento nas vendas e no ticket médio

Se em 2022 a Black Friday teve uma queda de 23% no faturamento, este ano espera-se que 32% das pessoas gastem mais de R$ 1 mil nesta edição. Entre algumas das categorias desejadas pelos consumidores, destaque para:

– Eletrônicos e Informática (49,2%);

– Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%);

– Roupas (30,8%);

– Acessórios e Calçados (27,7%);

– e Perfumes e Cosméticos (21,5%).

Segundo pesquisa, e-commerce brasileiro pode se preparar para aumentar seu faturamento na Black Friday deste ano. Como mostramos aqui, Eletrônicos e Eletrodomésticos prometem ser as categorias mais buscadas na data

Entre os que não buscam por itens de desejo, 18,3% querem substituir itens mais antigos ou repor itens que deixaram de funcionar; 8,1% pretendem antecipar a compra de presentes para o Natal; e 7,9% estocarão produtos de uso recorrente.

Black Friday no e-commerce

Ainda segundo a pesquisa, o e-commerce se mantém como a preferência de compra de 98% dos usuários ouvidos. Na ocasião, escolhem o comércio eletrônico pelos seguintes motivos:

– melhor preço (87,2%);

– comodidade (82,4%);

– melhores promoções (51%).

Além do preço promocional, os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são: cashback (22,4%), frete grátis (10%) e parcelamento sem juros (3,7%)

Quem se antecipa, vende mais

Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, enquanto as vendas na semana da Black Friday registraram queda em 2022, o período de “esquenta”, entre outubro e novembro, registrou alta de 8% em relação a 2021.

Este movimento deve se fortalecer em 2023, uma vez que 38,3% dos respondentes da pesquisa acham que as promoções começam a valer a pena durante todo o mês de novembro. Por outro lado, 15% consideram as promoções boas para comprar já no mês de outubro.

Sobre a pesquisa por preços, 39,2% dos respondentes já começaram a acompanhar os preços dos produtos antes mesmo de agosto. Outros 20,4% devem pesquisar um mês antes do evento e 15% com dois meses de antecedência. Apenas 6,6% afirmam não realizar pesquisa de preço para comprar na Black Friday.

Momentos de compra na Black Friday 2023

Entre os que preferem deixar para comprar na semana da Black Friday, os momentos de aquisição ficaram:

– 21,8% pretende fazer suas compras na manhã de sexta-feira (24/11);

– 21% optarão pela madrugada de quinta-feira (23/11) para sexta-feira (24/11);

– 6,6% durante a tarde de sexta-feira;

– 4,6% esperam ir às compras na noite de sexta-feira;

– e 17,4% ainda não se decidiu.

Formas de pagamento

A escolha de pagamento também está entre os tópicos da pesquisa, apontando o cartão de crédito parcelado na preferência (72,3% dos usuários). Outras alternativas são:

– cartão de crédito à vista (15,2%);

– Pix (8,8%);

– Cartão de débito (1,7%);

– e Boleto bancário (1,1%).

Realizado em agosto, o estudo reúne dados de mais de 1 mil usuários da sua base e tem 3% de margem de erro.