Logo E-Commerce Brasil

Black Friday: crescem buscas por eletrônicos e eletrodomésticos, afirma Nubimetrics 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Carrinho de compras com etiquetas da Black Friday espalhadas ao redor
Imagem: reprodução

Pesquisa da startup Nubimetrics revela itens com maiores expectativas de compra na Black Friday. Paralelamente, estudo da Globo informa que 62% dos consumidores não possuem uma boa situação financeira, mas 50% seguem se preparando para uma das datas mais importantes do e-commerce.

A plataforma apresentou quatro categorias principais de compra: eletrônicos, eletrodomésticos, beleza e perfumaria e  produtos para a casa. 

Eletrônicos

Da mesma forma como em 2022, as televisões estão em alta para 24 de novembro. 

O termo ‘tv smart’ lidera as buscas na categoria, sendo a marca mais procurada a Samsung e o modelo de 32 polegadas o mais demandado. 

Porém, o segmento de áudio não deixa a desejar. Tendo registrado picos nas buscas de 2022, o estudo defende a repetição desse sucesso. 

Com a proximidade da data, a busca por ‘caixa de som lenoxx’ cresceram exponencialmente, apresentando JBL e Yamaha com a maior procura até o momento. 

Eletrodomésticos

Juliana Vital, CRO da Nubimetrics, explica que a demanda por ares condicionados e ventiladores é esperada: “a Black Friday é uma data onde os compradores aproveitam as ofertas para comprar de eletrodomésticos deste tipo, isso porque todos sabemos que o verão é a época em que esses produtos são inflacionados, e por isso, esse pode ser o momento perfeito para investir em um ar condicionado ou ventilador mais potente”.

Em 2023, os conceitos ventilador de coluna e ar condicionados de janela estão crescendo nos rankings de pesquisa dos clientes. Em comparação com o ano passado, as buscas se concentraram em ares-condicionados portáteis e ventiladores de parede. 

Beleza e perfumaria

Novembro e dezembro apresentaram uma concentração nas buscas pelo Kit Lily da marca Boticário e o perfume Malbec, em função da Black Friday e do Natal. 

Em 2023, as palavras chaves perfume Malbec e Malbec tradicional são as mais utilizadas pelos consumidores, destaca a pesquisa da Nubimetrics. 

Um ponto de atenção é a alta nas pesquisas por kits, trazendo kit perfume masculino ou kit perfume feminino como mais procurados.

Produtos para casa

Até o momento da pesquisa, as palavras mais buscadas relacionadas a categoria cozinha e organização são: organizadores de gaveta, porta açúcar, cesta pão de queijo e  pratic box 50 litros. 

Vital finaliza detalhando: “a categoria Casa, Móveis e Decoração teve uma boa performance durante a Black Friday de 2022. As prateleiras, os espelhos para o banheiro e as araras para roupas estavam entre os produtos mais pesquisados na categoria”.