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Black Friday 2022: estratégias para ter sucesso além das vendas na data

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Não é novidade que a Black Friday é a data mais esperada do varejo, porém neste ano a sazonalidade ganha um apelo especial com a proximidade de outro evento importante: a Copa do Mundo. A maioria das marcas já está se preparando para ter tudo pronto e vender muito na Black, mas nem todas exploram o maior potencial da data: enriquecer a base de clientes e engajá-la em campanhas ao longo do ano.

Foi pensando nisso que trouxemos algumas dicas de como um CRM para loja física, direcionando estratégias para os vendedores, é decisivo no planejamento e na execução da Black Friday, que vai muito além das vendas na data e traz resultados no longo prazo. Confira!

Grandes expectativas para a Black Friday

Em 2021, a Black Friday trouxe resultados bastante positivos para o varejo, com crescimento de 7,8% no faturamento em relação a 2020, de acordo com a Cielo-ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado. O varejo físico apresentou aumento de 4,9% na quinta e sexta-feira, em comparação com o mesmo período no ano anterior.

Para este ano o setor está otimista e com previsão de crescimento. Em estudo encomendado pela Globo, 50% dos entrevistados indicaram que pretendem comprar na Black Friday em 2022. E a Copa do Mundo, que terá início em 21 de novembro (poucos dias antes da Black), pode estar entre os motivos que impulsionam esse comportamento. 56% dos consumidores afirmam que vão comprar algum produto por conta da Copa e, destes, 72% vão aproveitar a Black Friday.

Use o seu CRM de loja física para ir além

A Black Friday é um ótimo momento para organizar sua base de clientes e passar a entender melhor o perfil de seus consumidores. Este será um momento de alta movimentação nas lojas e e-commerce, sendo uma grande oportunidade para identificar características no comportamento de compra dos clientes, além de coletar seus dados para alimentar outras campanhas ao longo do ano, proporcionando para o vendedor oportunidades para contatar clientes além das datas promocionais, mas também criando um relacionamento diferenciado com o consumidor. 

Veja só as dicas que separamos para você usar um CRM feito para loja física como aliado na estratégia antes, durante e depois da Black Friday:

    O seu trabalho começa antes da Black Friday. É importante garantir que a base esteja com todos os dados corretos (como nome, telefone, e-mail, etc) e os perfis dos clientes estejam o mais completos possível. Esse é um cuidado que deve ser tomado ao longo de toda a campanha, pois como o aumento do movimento durante a Black, o time de loja precisa contar com as informações completas dos clientes para vender mais.

      Em épocas como a Black Friday é comum querer atingir um maior número de pessoas para tentar garantir mais vendas, porém estratégias de segmentação são mais assertivas, pois com elas, a marca pode direcionar as promoções ideais para cada tipo de cliente e identificar as melhores oportunidades. Além disso, quando envolvemos o vendedor no processo, tornando o contato mais humanizado, é importante limitar a base que será impactada, focando em qualidade para gerar mais conversões.

        É de extrema importância utilizar a força de venda da loja física para atuar no funil tanto pré, como pós Black Friday. Além de integrar as estratégias de venda online e offline, é importante incentivar entre o time de loja a cultura de identificação de clientes na hora da venda. Isso é importante para manter cadastros atualizados, identificar novos compradores, e também segmentar melhor os clientes que voltam a comprar. 

          Os consumidores sempre estão mais dispostos a fornecer seus dados em troca de ofertas e benefícios exclusivos. Por isso, tanto no e-commerce como na loja física, você pode preparar gatilhos que incentivem o cadastro, como por exemplo cashback. Além de ser uma das alavancas comerciais mais populares entre os consumidores, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), é também uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio do seu cliente e incentivar a recompra.

            Após o fim do evento, seu principal objetivo deve ser fidelizar quem comprou com você. Após identificado, o cliente entra para sua base de dados e passa a ser impactado pelas campanhas, permitindo criar estratégias de relacionamento a longo prazo. Isso ajuda a diminuir o seu custo de aquisição (CAC) e aumentar o lifetime value (LTV), evitando novos custos de mídia para atrair esse mesmo cliente que já teve contato com a sua marca.  

            É importante usar comunicação personalizada e promoções que façam sentido para esse cliente, de forma a estimular a recompra e fortalecer o relacionamento com a marca. O contato para entender como foi a experiência de compra também é uma ótima forma de se relacionar e reverter qualquer situação negativa. 
            Esperamos que você tenha gostado das dicas e consiga planejar sua campanha de Black Friday para ter sucesso muito além das vendas na data. Aproveite e baixe agora o nosso e-book Black Friday: Guia definitivo para estratégias de CRM em lojas físicas e confira um checklist exclusivo, além de sugestões de campanhas e insights imperdíveis. Conte com o Oto CRM para transformar a forma de vender no seu varejo, colocando o vendedor no centro da estratégia e usando os dados do seu cliente para impulsionar seus resultados.