Bezos e Ambani disputam liderança do varejo trilionário na Índia
Jeff Bezos e Mukesh Ambani, dois dos homens mais ricos do mundo, enfrentam um ponto de inflexão em uma batalha pela liderança do crescente mercado de varejo da Índia, que vale quase US$ 1 trilhão.
O resultado de uma disputa legal que envolveu os bilionários da Amazon e da Reliance — em que uma decisão judicial é iminente — pode moldar o cenário de varejo da Índia nos próximos anos.
O vencedor da disputa pela Future Retail, parceiro local distante da Amazon, largará na frente na corrida para atender às necessidades diárias de mais de 1 bilhão de pessoas.
Se a Amazon for bem-sucedida, poderá retardar os planos da Reliance de expandir suas operações de e-commerce e de lojas físicas. Se a Amazon perder, suas esperanças de expandir seus interesses na segunda maior varejista da Índia e lucrar com sua principal cadeia de fornecimento de alimentos serão frustradas, dizem especialistas do setor.
A Amazon está tentando impedir a compra de US$ 3,4 bilhões dos ativos de varejo do Future Group pela Reliance. A empresa norte-americana, que conseguiu uma liminar de um juiz para bloquear o negócio Reliance-Future, acusa sua parceira de violar alguns acordos pré-existentes, de enganar o público e de insider trading. A Future nega as acusações.