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Como usar banners e pop-ups no e-commerce e evitar o marketing invasivo?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Banners, pop-ups e sliders são ferramentas valiosas de marketing on-site para e-commerce. Com eles é possível comunicar-se com os usuários que acessam sua loja virtual e direcioná-los pela melhor jornada de compra.

Esses recursos podem ser usados para representar o vendedor em uma loja física, que cumprimenta o cliente quando ele entra na loja, mostra as novidades, tira dúvidas e oferece promoções. Mas, atenção: é preciso usá-los com equilíbrio e bom senso para evitar o marketing invasivo e atrapalhar a navegação do cliente. Lembre-se: quanto mais tempo um usuário ficar no seu site melhor, então ofereça caminhos interessantes e atrativos.

Um excelente exemplo do uso de banners, pop-ups e sliders no e-commerce é o site da Shein, eles usam todas as ferramentas de forma atrativa e não disruptiva. Ao entrar no site o usuário é recebido com um pop-up de boas-vindas com diversos cupons de descontos.

Pop-up de boas-vindas no site da Shein com cupons de desconto

No cabeçalho da página eles usam um banner para promover o frete grátis para compras de baixo custo, com um cronômetro que gera FOMO (fear of missing out ou medo de perder). Com isso eles criam um senso de urgência no usuário, que se sente motivado para fazer a compra e não perder a promoção.

Banner com cronômetro para gerar FOMO no site da Shein

banner rotativo, na área de maior destaque da página traz promoções especiais do mês, direciona para presentes de datas comemorativas e mostra coleções especiais conforme a estação ou época do ano. Ou seja, esses banners comunicam tudo aquilo que um vendedor ofereceria para um cliente que acaba de entrar em sua loja.

Banner da Shein com coleção especial de São João, relacionada ao mês de junho

Ao continuar a navegação, ainda sem rolar a página, o cliente pode escolher abrir um slider para ganhar mais R$12,00 de desconto. Essa comunicação é usada para pedir o cadastro do cliente para envio de newsletter e garantir um relacionamento depois que ele saia da loja, transformando o usuário em um cliente fiel da marca.

Slider para inscrição de newsletter no site da Shein

Ou seja, antes mesmo de rolar a página a Shein se comunicou com o usuário de sete formas diferentes e com isso conseguiu mantê-lo por mais tempo no site da marca, sem atrapalhar a navegação.

Ao rolar a tela o usuário é impactado por ícones laterais que levam para download do APP e Prêmios, mas é preciso passar o mouse sobre o ícone para que o pop-up apareça, uma forma inteligente de garantir a experiência do usuário.

Pop-up scroll no site da Shein

Depois o site segue com direcionamento para diferentes tipos de categorias e possui uma comunicação centralizada, sem o uso de banners laterais.

Agira que vimos que é possível usar banners, pop-ups e sliders para comunicar-se com os usuários de e-commerce, vamos entender melhor cada uma destas ferramentas.

Banners

Um banner para e-commerce pode ser colocado em diversas partes do site com diferentes tamanhos, estilos e conteúdos.  Os principais tipos de banners são: fixo, flutuante (se move com o usuário), rotativo, superior, inferior, lateral (esquerda ou direita), sobreposto ao conteúdo (não é recomendado, pois pode atrapalhar a navegação), sólido com transparência e o slider.

Exemplo de espaços para banners em sites no sistema edrone

Pop-ups

Os pop-up são ferramentas de automação de marketing para e-commerce que podem ser usados para retenção de clientes, captação de inscritos para newsletters, up-selling e cross selling e muito mais.

Os principais tipos de pop-up para e-commerce são: 

Abertura (com uma mensagem de boas-vindas para o cliente), 
Tempo (exibido após um período que o usuário está no site), 
Inatividade (exibido após gatilho selecionado), 
Hover (exibido quando o usuário passar o cursor sobre o elemento selecionado), 
Scroll (exibido depois que o usuário rolar 50% da página) e 
Saída (exibido quando o usuário mover o cursor para o topo da tela, em direção ao botão de fechar a aba do navegador).

Locais no desktop e no mobile para uso de pop-ups no e-commerce no sistema edrone

Slider

slider é um tipo de banner que mostra apenas parte do conteúdo e precisa de uma ação do usuário para que o restante da informação seja exibida. Ele ocupa menos espaço e também interfere mesmo na navegação, por isso ode ser uma boa escolha para a sua loja virtual.

Exemplo de slider criado no sistema edrone

edrone oferece mais de 20 cenários de automação de marketing, entre eles ferramentas para a produção de banners, pop-ups e sliders, para melhorar a comunicação de lojas virtuais com seus clientes e garantir o crescimento do e-commerce no Brasil.