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Baixo custo operacional leva o pequeno empresário às mídias sociais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em um período de apenas seis meses, as barreiras para a implementação do marketing em mídias sociais nas pequenas empresas declinaram significativamente em diversas regiões do mundo, de acordo com um relatório apresentado em novembro pela Constant Contact. Dados do estudo “Fall 2011 Attitudes and Outlook Survey” também mostram que a maioria (83%) dos comerciantes globais que utiliza este canal digital o faz por conta de seu baixo custo operacional, crescimento de 15% em relação ao semestre anterior, enquanto 67% citaram seu fácil manuseio (crescimento de 24%). Outros entraves também diminuíram, com quase metade (45%) das empresas que atuam em sites de redes sociais afirmando que este tipo de atividade não os consome muito tempo (aumento de 45%), enquanto a maioria (51%) afirma que ele é eficaz na comunicação com seus clientes (aumentando 45%). Entretanto, apenas 20% dos entrevistados afirmam que sua equipe de colaboradores é mais dedicada a este tipo de trabalho ou que ele funciona melhor que outros métodos de marketing. No geral, 81% das pequenas empresas globais utilizam este canal digital (eram 73% no último relatório), com quase metade (47%) reportando um aumento substancial em seu uso.

Mídias Sociais complementam outros canais

Cerca de 2/3 dos entrevistados afirmam que as mídias sociais funcionam satisfatoriamente quando integradas com outras formas de marketing. Dentre as ferramentas utilizadas pelas pequenas empresas, os websites (98%), e-mail marketing (95%), mídias sociais (81%) e anúncios online (66%) são as mais populares. Por outro lado, as mídias sociais são relativamente consideradas menos eficientes quando comparadas a outros canais digitais, com 83% das pequenas empresas que utilizam o e-mail marketing afirmando que ele apresenta bons resultados, enquanto apenas 61% pensam o mesmo sobre as mídias sociais.

Facebook é o site mais utilizado pelas pequenas empresas

O estudo também mostra que o Facebook continua sendo o site preferido destes pequenos comerciantes que atuam em mídias sociais, com 96% dos entrevistados reportando o seu uso e 86% classificando-o como efetivo. No entanto, o uso do Twitter está crescendo rapidamente, com 76% afirmando utilizar o microblog, aumento de 27% em relação aos 60% que afirmaram o mesmo no último relatório, enquanto a maioria (60%) o enxerga como efetivo (acréscimo de 28%, ante os 47% relatados há seis meses). O LinkedIn, site de rede social para profissionais, é utilizado por mais da metade (62%) das pequenas empresas, com  55% o classificando como efetivo. Sites de ofertas diárias/locais (45%), Google+ (40%) e serviços baseados em localização (34%) foram mencionados como eficazes por menos da metade das empresas que o utilizam.

Baixo índice de envolvimento com consumidores

Dentre as pequenas empresas que utilizam as mídias sociais, cerca de 60% afirmam responder a todos os comentários recebidos nestes canais, mesmo quando são negativos. Outros 24% relatam responder ocasionalmente, enquanto 16% dizem nunca interagir. Dentre os principais motivos mencionados pelo baixo envolvimento com consumidores, falta de tempo, acreditam ser desnecessário e não sabem o que responder foram os mais citados.

Outros Resultados

– 70% de todos os entrevistados utilizam o Facebook para se comunicar com seus clientes atuais e potenciais, proporção superior a que afirma utilizar o Twitter (46%), mas inferior a que faz uso de e-mails (97%) e de encontros em lugares físicos (81%).

– 72% dos entrevistados afirmam não ter incorporado os dispositivos móveis em suas campanhas e apenas 13% criaram um site especifico para atender a demanda gerada por estes aparelhos. Segundo outro relatório divulgado em outubro pela Econsultancy e RedEye (Clique aqui para ler), a maioria (70%) das empresas globais não desenvolveram layouts específicos para telefones móveis ou tablets.