O que é B2B?
O B2B é uma sigla em inglês para a expressão “business to business” e refere-se ao tipo de negócio em que as transações são realizadas entre empresas, ou seja, uma empresa vende produtos e/ou serviços para outra empresa.
Entenda como funcionam as vendas B2B
Dentre os modelos de vendas, existem atributos importantes que os diferenciam entre si, e assim, as estratégias para cada tipo de negócio devem se adequar a esses pontos. Por exemplo, no B2C (Business to Consumer), as transações são focadas em atingir o consumidor final.
Já o B2B (Business to Business) se destaca pela alta rentabilidade, por possuir um ciclo de vendas longo e ter uma alta taxa de fidelização, fatores que garantem constância e estabilidade do negócio.
Porém, algumas questões negativas comuns nesse tipo de transação estão na complexidade das vendas B2B e preços elevados, o que gera inseguranças e dificuldade na tomada de decisão. Para vencer esses contratempos, uma oportunidade que têm trazido grandes resultados é a expansão do B2B no comércio eletrônico.
Vantagens do B2B E-commerce
Atualmente, é cada vez mais nítida a importância de conduzir negócios B2B para o comércio eletrônico. Isso ocorre porque o comprador B2B está se digitalizando, além de que a indústria vem passando por uma grande transformação, se reinventando a cada dia e todas as empresas estão trazendo para sua agenda a transformação digital. Com essas atualizações em todas as áreas, o canal de vendas não pode ficar de fora. Só em 2020, segundo um relatório divulgado pela McKinsey, o aumento neste segmento foi de 62%.
Em suma, investir em um e-commerce B2B é extremamente benéfico e garante diversas vantagens, como:
- Amplia o alcance de estabelecimentos menores e mais distantes;
- Melhora a gestão de estoque;
- Gera maior agilidade no processo de compra;
- Permite atendimento personalizado;
- Aumenta o ticket médio;
- Oferece mais chances de fidelizar clientes.
Construindo um e-commerce B2B
O mercado de B2B e-commerce no Brasil está começando a dar os primeiros passos, entretanto, ainda engatinha em diversas frentes. A falta de conhecimento e a mudança de mindset quanto uma operação digital são as principais barreiras na hora de formatar um modelo de negócio eficiente online.
Escolha da plataforma
A escolha da plataforma correta será o alicerce para a estruturação do B2B online e também é a principal ferramenta de trabalho para fazer a gestão do negócio. Por isso, é fundamental que a plataforma tenha as funcionalidades aderentes a uma operação de e-commerce B2B e conte também com a possibilidade de escalar conforme a evolução do business.
Adobe Commerce
A Adobe Commerce é líder em soluções B2B, conforme o relatório The Forrester Wave™ de 2020, um dos principais reports de e-commerce. A plataforma oferece serviços no modelo PaaS (plataform as a service), ou seja, disponibiliza o desenvolvimento de aplicações por nuvem e de código aberto. Com isso, o provedor é capaz de hospedar os componentes de hardware e software em sua infraestrutura, promovendo, assim, uma solução altamente integrada.
Na prática, a operação com PaaS traz uma plataforma escalável e flexível para atender as metas de negócio, que possui um ecossistema de parceiros e módulos, suporta uma arquitetura bem definida e que oferece customizações, segurança e suporte de qualidade.
Além disso, oferece diversas funcionalidades que são muito importantes no e-commerce B2B, como busca otimizada, cotação e negociação online, filtros avançados, liberdade de precificação, visibilidade de estoque, catálogo personalizado e segmentado, carrinho omnichannel e desenvolvimento mobile (responsivo, APP e PWA). Conheça outros benefícios de utilizar Adobe Commerce.
Como formatar um e-commerce B2B eficiente?
Quer ficar ainda mais por dentro e saber a fundo como formatar um modelo de negócio eficiente de B2B Online? Baixe agora mesmo nosso e-book, com ele você vai aprender:
- Vantagens de um e-commerce B2B;
- Report B2B 2020 “The Forrest Wave”;
- Os 3 principais pilares para um e-commerce B2B eficiente;
- Como escolher a plataforma ideal para o seu negócio;
- Principais funcionalidades B2B;
- Overview Magento B2B – Set up técnico.
Baixe o e-book “Como formatar um modelo de negócio eficiente de B2B online”!
Criando seu negócio com a WEBJUMP
A construção de um e-commerce na WEBJUMP parte do princípio de começo, meio e evolução. Dessa forma, não existe um “fim”, pois além de acompanhar e estar presente em todas as fases, há todo um suporte para aprimorar e expandir ainda mais o projeto mesmo após a sua entrega final.
Por meio de conceitos como metodologia ágil e design thinking; serviços de UX/UI Design e soluções para negócios B2B e B2C, a WEBJUMP é especialista em transformação digital. E, juntamente com a Adobe Commerce, desenvolveu diversos projetos B2B que se tornaram verdadeiros cases de sucesso:
O maior e-commerce B2B da Nestlé, o Nestlé Até Você, foi implementado para ser um canal de atuação estratégica de consultoria para o pequeno varejista e reduzir o tempo da jornada de compras desse cliente.
Confira o que foi desenvolvido para a Nestlé Até Você
Já o e-commerce da Obramax, – que possui operação tanto B2B, quanto B2C – nasceu com o conceito de trazer uma experiência de compra inovadora em materiais de construção e integrar totalmente suas lojas físicas e online.