A participação do mercado corporativo na contratação de serviços digitais foi, pela primeira vez, mapeada. Em levantamento inédito, o Google compreendeu que o setor de Marketing e Vendas tornou-se o principal dentre as aquisições de empresas nacionais.
O estudo aponta que 31,8% dos tomadores de decisão das companhias do Brasil optam por investir na área citada. Ao todo, 1,5 mil de pessoas responderam um questionário online entre 30 de agosto e 7 de setembro do ano passado.
Além de Marketing e Vendas, mais quatro segmentos despontaram positivamente na procura digital das empresas. Em ordem, são elas Logística (22,6%), Tecnologia/SaaS (21,7%), Gestão Financeira (21,2%) e Benefícios Corporativos (17%).
Dentre as categorias prioritárias citadas, tecnologia e gestão financeira cresceram 19,1% e 18%, nesta ordem. Em 2022, foram as seções que mais cresceram.
Outro fator destacado na jornada de decisão de compra de serviços digitais é o papel da versão gratuita na hora da decisão. O estudo identificou que mais da metade das empresas que usam versões premium de ferramentas B2B começaram com a versão gratuita. Os três principais fatores decisórios apontados são: maior armazenamento (48%), melhor suporte do cliente (42%) e funções avançadas de gerenciamento (41%).