As Fintechs são as empresas que mais se destacam atualmente no mercado, no setor de B2B. A afirmação foi feita por Tiago Ávila, head de dataminer, da Distrito, durante palestra no Rampup Tour 2019, realizado em São Paulo.
Entre os quatro setores que mais se destacam no B2B, segundo Tiago, estão, nesta ordem:
- Fintecs
- Advertising e marketing
- Saúde
- Educação (representa cerca de 10% de todas as soluções no Brasil)
Leia também: Evento discute o cenário atual do setor de B2B no país
B2B Investimentos
Segundo dados levantados pela Distrito, os investimentos feitos no setor Business to Business estão sendo injetados principalmente nos segmentos a seguir, como mostra o gráfico abaixo.
- Fitechs – 14,3%
- Adtech – 10,7%
- Retail tech – 8,4%
- Health Tech – 7,5%
- T.I. – 6,2%
Fintechs no Brasil
De acordo com os dados apresentados por Tiago Ávila, o setor de Fintechs é o que apresenta maior número de startups. Dessas, mais de 40, em todo o mundo, já são consideradas unicórnios. Dois desses unicórnios ficam no Brasil.
A importância dessas companhias tem se tornado tão grande que mais de 20 fundos de Venture Capital brasileiros estão investindo em startups do setor.
Leia também: Tamanho do mercado e-commerce B2B
“Nos últimos 10 anos, avançamos muito. Diversas empresas e unicórnios brasileiros competem hoje em nível global. A gente está apontando tendências para o mundo. Claro que o Brasil tem muito a aprender, mas já está brigando no mesmo nível competitivo que as grandes empresas estrangeiras. E o mundo está olhando pra gente com um carinho muito especial e a gente tem que aproveitar isso”, afirmou Ávila.
Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil