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AppsFlyer debate sobre diversificação de canais e traz dados do mercado de marketing para o Fórum E-Commerce Brasil 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Homem de sueter rosa usando celular em frente a um dashboard e gráfico de resultados
Imagem: reprodução

AppsFlyer, líder global em análise e mensuração de dados para aplicativos, marcará presença no Fórum E-Commerce Brasil 2024. Após participação no ano passado, a empresa retorna com um estande e uma equipe bem preparada para atender os clientes interessados em soluções para marketing e aplicativos. 

O time da AppsFlyer está pronto para debater sobre assuntos importantes para as áreas de marketing das empresas, como a importância da diversificação de canais nas estratégias externas, temas levantados em seu evento próprio, realizado em junho, o MAMA Brasil. Segundo a pesquisa State of App Marketing Brasil 2024, realizada pela AppsFlyer e apresentada no encontro, apenas 3 entre 10 empresas brasileiras aplicaram diversificação de canais em suas estratégias de marketing no primeiro trimestre de 2024. A prática é conhecida pela utilização de mais meios de mídia para um melhor alcance e eficiência de campanhas.

O levantamento aponta ainda que, entre as marcas que diversificam as mídias, os orçamento costuma ser dividido da seguinte forma: 35%  dedicado às agências, 32% para mídias próprias, 26% para plataformas como Ad Networks e apenas 7% para as chamadas SRN’s, como Google, Meta e Tik Tok. Por outro lado, as empresas que não apostam nessa estratégia têm uma tendência diferente, alocando cerca de 70% do budget em agências de mídia. “No Brasil, as empresas têm mais de 90% do investimento concentrado em SRN, enquanto globalmente, 66% da mídia é concentrada em SRNs. Sem dúvida, há diversos fatores que devem ser considerados na hora de começar a diversificar mídia. Porém, é uma estratégia que vale a pena, sabendo que aqueles que seguem a linha de diversificação costumam ter melhor ROI em suas campanhas, mas aumentam outras métricas que impactam o LTV (Lifetime Value) do cliente, como o stickiness do usuário no aplicativo”, explica Renata Altemari, Country Manager da AppsFlyer.

Os dados do relatório mostram que, para os que diversificam canais, o stickiness do usuário, ou seja, a relevância da marca no dia a dia dele, foi de 12,57% em IOS e 11,51% em Android, no primeiro trimestre de 2024. No campo do marketing digital, é essencial diversificar e integrar os canais online, tanto de atendimento quanto de relacionamento. Entretanto, é igualmente crucial focar naqueles que melhor se alinham ao perfil do seu negócio e às necessidades do seu cliente.

Outro ponto importante, levantado durante o MAMA, diz respeito às mudanças nos termos de privacidade dos aplicativos, e como isso impacta diretamente na coleta de dados e na criação de estratégias de marketing. “Cada vez mais, a transparência e o consentimento são termos essenciais quando lidamos com dados pessoais de usuários. É preciso garantir que os usuários estejam plenamente informados sobre quais dados estão sendo coletados, como serão utilizados e com quem serão compartilhados. Isso inclui obter consentimento explícito antes de coletar qualquer informação pessoal”, afirma Altemari. 

Para esse tipo de situação, a AppsFlyer tem soluções como o Data Clean Room, plataforma aberta de inovação que possibilita a colaboração entre empresas para gerar insights a partir de dados proprietários e dados de conversão de marketing de forma segura, sem comprometer a privacidade do usuário. Isso permite tomar decisões informadas e realizar ações precisas em campanhas de marketing, aumentando o retorno sobre o investimento enquanto se preserva a privacidade dos clientes. 

A AppsFlyer adota políticas de privacidade mais rigorosas, implementando medidas adicionais para garantir a confidencialidade dos dados. As empresas têm total controle sobre os dados que são processados no Data Clean Room e podem definir sua própria lógica de negócios, conformidade e governança de dados. O time de especialistas da AppsFlyer estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre diferentes assuntos envolvendo análise e mensuração de dados para aplicativos, explicando as vantagens das soluções da empresa. O estande da AppsFlyer é o de número MT131

Para mais informações sobre a AppsFlyer, acesse o site.