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Apple contabiliza US$ 104 bilhões em vendas digitais na App Store em 2022

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A App Store, ecossistema que abriga aplicativos e produtos voltados ao sistema Apple, afirmou nesta semana que gerenciou, em 2022, US$ 1,1 trilhão em faturamento e vendas (Commerce). Somente em vendas digitais, a companhia de tecnologia obteve US$ 104 bilhões no mesmo ano.

Apple - App Store - Commerce - vendas digitais - Pessoa segurando um celular da Apple
(Foto: Freepik)

A título de comparação para compreender a expressividade dos resultados, em 2019, o mesmo índice chegou em US$ 519 bilhões gerenciados na App Store. No ano passado, a divisão deste resultado geral ficou distribuído em três áreas:

Faturamento e vendas totais de bens e serviços físicos – US$ 910 bilhões;
Publicidade no aplicativo – US$ 109 bilhões;
Bens e serviços digitais – US$ 104 bilhões.

Apesar do bom número, em 90% dos casos, a Apple não possui comissão sobre os ganhos dos desenvolvedores. Nos negócios que tem participação, e empresa fatura entre 15% e 30% dos resultados totais.

Segmentos

Região

Em outra forma de dividir o faturamento e vendas da funcionalidade, a Apple também trouxe o recorte por regiões. Em relação a 2019, o aumento ficou acima de 80%, enquanto o crescimento do índice na Europa foi de 116%.

Categorias no holofote

A Apple informou que algumas das categorias de aplicativos e produtos cresceram dentro da plataforma. Os principais são Alimentos e Mercearia, Viagens e aplicativos de transporte.

Por fora, os aplicativos corporativos também cresceram e mais rápido, dado o cenário da pandemia da covid-19 e o trabalho remoto trazido com ela. Outra categoria do tipo foi a de pagamentos digitais e vendas em geral.

Os dados da App Store/Apple são de uma pesquisa do Analysis Group.