A App Store, ecossistema que abriga aplicativos e produtos voltados ao sistema Apple, afirmou nesta semana que gerenciou, em 2022, US$ 1,1 trilhão em faturamento e vendas (Commerce). Somente em vendas digitais, a companhia de tecnologia obteve US$ 104 bilhões no mesmo ano.
A título de comparação para compreender a expressividade dos resultados, em 2019, o mesmo índice chegou em US$ 519 bilhões gerenciados na App Store. No ano passado, a divisão deste resultado geral ficou distribuído em três áreas:
Faturamento e vendas totais de bens e serviços físicos – US$ 910 bilhões;
Publicidade no aplicativo – US$ 109 bilhões;
Bens e serviços digitais – US$ 104 bilhões.
Apesar do bom número, em 90% dos casos, a Apple não possui comissão sobre os ganhos dos desenvolvedores. Nos negócios que tem participação, e empresa fatura entre 15% e 30% dos resultados totais.
Segmentos
Região
Em outra forma de dividir o faturamento e vendas da funcionalidade, a Apple também trouxe o recorte por regiões. Em relação a 2019, o aumento ficou acima de 80%, enquanto o crescimento do índice na Europa foi de 116%.
Categorias no holofote
A Apple informou que algumas das categorias de aplicativos e produtos cresceram dentro da plataforma. Os principais são Alimentos e Mercearia, Viagens e aplicativos de transporte.
Por fora, os aplicativos corporativos também cresceram e mais rápido, dado o cenário da pandemia da covid-19 e o trabalho remoto trazido com ela. Outra categoria do tipo foi a de pagamentos digitais e vendas em geral.
Os dados da App Store/Apple são de uma pesquisa do Analysis Group.