O Qwen, aplicativo de inteligência artificial do Alibaba desenvolvido para competir com o ChatGPT da OpenAI, atingiu 10 milhões de downloads apenas uma semana após o início da fase beta pública. O dado foi divulgado pela companhia na segunda-feira, 24, em sua conta oficial no WeChat.

O Qwen surge como um novo assistente de IA gratuito para consumidores chineses. O aplicativo é alimentado por um modelo próprio da Alibaba e marca o reposicionamento de seu antecessor, o Tongyi. Para analistas, o desempenho inicial reforça a ambição da gigante do e-commerce de avançar no mercado de IA voltado ao público final.
Estratégia focada em produto
Em entrevista ao veículo local LatePost na semana passada, a equipe responsável pelo Qwen afirmou que não vê atraso na entrada da Alibaba no segmento de consumo. O time destacou que ainda não existe na China um único aplicativo de IA com mais de 100 milhões de usuários ativos diários, o que indica espaço para crescimento.
Com o objetivo de rivalizar futuramente com o ChatGPT, o Qwen está sendo oferecido gratuitamente. Segundo a equipe, a prioridade no momento é aprimorar o produto, sem qualquer plano de monetização anunciado.