A rotina dos pequenos comerciantes de alimentos no Brasil é marcada por longas jornadas e pela falta de apoio para gerir e expandir seus negócios. Pesquisa da TroianoBranding, em parceria com a Gouvêa Experience, divulgada na última quinta-feira (18) durante o Latam Retail Show, mostra que os principais entraves estão no pouco acesso a fornecedores, na baixa automatização de processos e na ausência de preparo formal para planejar crescimento e treinar equipes.

Segundo o levantamento, apenas 16% dos donos de mercearias e mercadinhos de até quatro caixas compram diretamente das indústrias. A maioria (47%) depende de distribuidores. Outros obstáculos incluem o treinamento de equipes concentrado no próprio dono (82%), operação baseada em familiares e times reduzidos (66% têm no máximo quatro pessoas), além de baixa digitalização: 61% ainda não contam com processos automatizados.
No dia a dia, 77% relatam dificuldades para cuidar das finanças, 60% enfrentam a concorrência como principal desafio e 57% citam negociações complexas com parceiros e fornecedores. Questões ligadas ao controle de processos (35%) e à segurança (27%) também aparecem entre as dores.