Uma das principais festividades do mundo, o Ano Novo Chinês é também um dos feriados que mais afeta a economia global. Fábricas, bancos, transportadoras e trabalhadores paralisam total ou parcialmente suas atividades por até quinze dias, o que prejudica operações de e-commerce que utilizam fornecedores ou parceiros chineses.
Em 2024, o Ano Novo Chinês tem início em 10 de fevereiro, mas, para muitos serviços não essenciais, o feriado se inicia na véspera, no dia 9 de fevereiro.
A suspensão de atividades de fornecedores e produtores é capaz de causar atrasos na produção e envio de produtos, afetando toda a cadeia de suprimentos global. Isso significa que os empreendedores que utilizam devem estar atentos para eventuais problemas com seus consumidores.
Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, plataforma de e-commerce, destaca que, com alguns ajustes e um bom planejamento, os lojistas podem passar pelo feriado do Ano Novo Chinês sem grandes prejuízos.
Segundo o especialista, é fundamental entrar em contato com o fornecedor antes do feriado para entender se haverá interrupção total ou parcial das atividades e qual será o período de paralisação. “A partir disso, é possível traçar estratégias para contornar a falta de produtos, como buscar outros fornecedores, interromper anúncios de itens deste parceiro ou mesmo suspender a venda de determinados produtos”, afirma Colette.
Outro ponto de atenção é em relação ao atendimento, uma vez que atrasos nas entregas tendem a aumentar o número de reclamações e a procura pelo suporte da loja virtual. “Uma boa estratégia é se antecipar aos problemas e comunicar aos clientes que, devido ao Ano Novo Chinês, alguns atrasos podem ocorrer. Além disso, é preciso treinar e capacitar a equipe de atendimento ao cliente para lidar com o aumento de casos”, pontua.
Apesar das comemorações impactarem diretamente quem atua com dropshipping, modalidade de vendas online sem estoque, o Ano Novo Chinês também pode ser uma dor de cabeça para quem tem e-commerce com estoque, uma vez que muitos empreendedores buscam produtores e fornecedores na China, famosos pelos preços competitivos das mercadorias.
“É importante ressaltar que o e-commerce como um todo é impactado pelo feriado. Portanto, lojistas de todos os segmentos precisam estar de olho em estratégias para contornar possíveis problemas. Uma dica que costumo dar é usar recursos inteligentes para não perder vendas”, destaca o empresário da Yampi, empresa de e-commerce que oferece o recurso de recuperação de carrinho abandonado, responsável por já ter resgatado mais de R$ 1 bilhão para os seus lojistas.