Logo E-Commerce Brasil

Americanas começa a restabelecer o e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Em comunicado oficial, a Americanas informou que está iniciando o processo para restabelecer o e-commerce na manhã desta quarta-feira, 23. De acordo com a nota, a volta do site deve ser feita de maneira gradual e com segurança.

Site da Americanas volta a funcionar/Foto Marina Teodoro

Desde o dia 19, sábado, a Americanas enfrenta dificuldades devido a um ataque hacker em seu sistema, o que levou a queda dos sites e dos aplicativos da Americanas, Submarino e Shoptime.

Estima-se que a companhia esteja deixando de faturar mais de R$ 100 milhões por dia por conta do ocorrido.

A nota oficial divulgada pela companhia alega ainda que não há evidências de comprometimento da base de dados das plataformas digitais e que a segurança das informações é prioridade. Na tarde de segunda-feira, 21, o Procon exigiu que a companhia prestasse esclarecimentos pela queda do site e que se manifestasse pela segurança de dados contidos nas plataformas.

Confira o comunicado na íntegra:

A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados.

No site, que já está no ar novamente, é possível ler no cabeçalho uma mensagem para os consumidores avisando sobre o retorno.

Leia também: Ataque sofrido pela Americanas é alerta para investimento em cibersegurança, dizem especialistas.