Logo E-Commerce Brasil

Amazon inicia testes com IA para resumir produtos em áudio

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A Amazon iniciou testes com um novo recurso que utiliza inteligência artificial (IA) para gerar resumos em áudio de produtos em sua plataforma de e-commerce. A novidade faz parte da estratégia da gigante norte-americana de ampliar a presença de soluções baseadas na tecnologia em sua operação. De início, ela está disponível para um grupo restrito de usuários nos Estados Unidos.

Amazon inicia testes com IA para resumir produtos em áudio
(Imagem: ChatGPT)

De forma prática, a funcionalidade analisa dados como descrições de produtos, avaliações de clientes e informações complementares da internet. A partir disso, a IA sintetiza os dados em um formato sonoro acessível por meio do botão “Ouvir os destaques”, adicionado ao aplicativo.

Foco em IA

Recentemente, a Amazon também decidiu por reformular a assistente de voz Alexa, agora equipada com recursos de IA generativa. Mais recursos baseados em IA também foram incorporados ao site, como o assistente de compras Rufus e os Guias de Compras. Ambos auxiliam na recomendação de itens aos usuários.

O movimento acompanha uma tendência mais ampla do setor de tecnologia. Em abril, a OpenAI anunciou melhorias nas ferramentas de busca do ChatGPT, incluindo funcionalidades voltadas para facilitar a experiência de compra online. Agora, a plataforma fornece sugestões personalizadas, imagens, avaliações e links diretos para aquisição de produtos.