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Amazon investe em novas tecnologias para o checkout nas lojas físicas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

(Imagem: The Verge)

Desde o surgimento da Amazon Go, a empresa ficou famosa pelo self checkout e facilidade do autoatendimento, principalmente nos Estados Unidos. Anos depois, no entanto, a companhia desiste do sistema de compras sem caixa em suas lojas físicas de alimentos.

Em contrapartida, a Amazon investe agora em novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes. A empresa irá adotar os “Dash Carts”, carrinhos de compras equipados com scanners e telas sensíveis ao toque, nos quais os clientes poderão escanear os produtos enquanto os colocam no carrinho.

No entanto, a empresa ainda enfrentará desafios, já que esse modelo nunca foi totalmente aceito pelo público. Outras redes de supermercados, como Walmart e Costco, também estão repensando o uso de caixas de autoatendimento.

Novo sistema

De acordo com o relatório da The Information, a Amazon está abandonando o programa Just Walk Out em todas as suas grandes lojas físicas, onde o sistema estava sendo utilizado, e está renovando suas lojas em preparação para expandir as localidades do Amazon Fresh ainda este ano. No entanto, o sistema continuará sendo utilizado em lojas menores de conveniência.

Apesar de ter adquirido a popular rede de supermercados Whole Foods em 2017, a Amazon ainda não conseguiu se consolidar no mercado de varejo físico. Nos últimos anos, a gigante do comércio eletrônico fechou todas as suas lojas físicas de livros, 4-Star e Pop-up, além de ter interrompido a expansão das lojas Fresh. No ano passado, encerrou suas lojas de roupas “Amazon Style” e, em janeiro, fechou sua última loja de supermercado com sistema de drive-thru.

Apesar da adesão não ser 100% aceita pelos consumidores, essa abordagem é mais simples, provavelmente menos propensa a erros e certamente mais barata do que a ideia original da Amazon, que utilizava visão computacional para rastrear os clientes através de câmeras e sensores para identificar os produtos comprados.

Adaptação do consumidor

Em setembro do ano passado, a empresa anunciou que estava abandonando essa tecnologia em favor do uso de scanners de radiofrequência (RFID) para acompanhar as compras dos clientes. Embora possa haver alguma resistência em relação à tecnologia de leitura de palma que será utilizada, talvez seja melhor do que o uso de câmeras e inteligência artificial.

Em resumo, a decisão da Amazon de abandonar o sistema Just Walk Out e investir em novas tecnologias para melhorar a experiência dos clientes no varejo físico mostra que a empresa está sempre buscando inovações e soluções para se manter competitiva no mercado de e-commerce. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a aceitação do público em relação às novas tecnologias e a eficiência do processo de autoatendimento. Resta aguardar para ver como essas mudanças irão impactar o mercado e os consumidores.