Após a versão Qwen 2.5-Max, o Alibaba Group manteve o ritmo de inovação em Inteligência Artificial (IA) e anuncia a aplicação do QwQ-32B ao seu chatbot, Qwen Chat. O modelo é uma atualização que, segundo a companhia, tem poderio semelhante ao R1 (DeepSeek) e melhor que o o1-mini (OpenAI).

Entre as vantagens em relação aos concorrentes, o Alibaba Group cita que o novo modelo de IA atua com menos dados. Ao todo, enquanto a tecnologia do tipo mais avançada da DeepSeek precisa de 671 bilhões de parâmetros, o QwQ-32B precisa de 32 bilhões de parâmetros.
A novidade vai de encontro com o aceno da China a empresários locais de tecnologia. Em encontro presencial no mês passado, com a presença até de Jack Ma, fundador do Alibaba, levantou hipóteses sobre o foco de Xi Jinping, presidente do país, no apoio a este setor. Na quarta-feira (5), o governo chinês reforçou esta ação para desenvolver IA, robôs humanoides e telecomunicações 6G.
Entre as valências do QwQ-32B, de acordo com o Alibaba, estão capacidade de raciocínio matemático, codificação e solução de problemas gerais. O acesso é feito por meio do Qwen Chat (foto), permitindo que os outros modelos de IA (Qwen 2.5-Max e outros) também sejam usados.
A partir da novidade, as ações da empresa subiram 8,4%, além da Bolsa de Hong Kong também registrar alta de 3,29% na último quinta-feira (6). As informações são da Reuters.