Qual a tecnologia por trás da logística do Grupo Alibaba? Com um alcance grande por meio de seu principal canal de e-commerce, o AliExpress, a companhia desmistifica o desempenho das entregas na China e mundo, realizadas pela Cainiao Network.
Em apresentação durante o primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2022, William Tang, diretor de Operações do Grupo Alibaba (Cainiao Alibaba) no Brasil, reforçou que o pensamento, principalmente em logística, deve se voltar à experiência do cliente. À equação, portanto, soma-se o uso amplo da tecnologia.
“Nosso principal objetivo é atender consumidores e lojistas com o mesmo nível de satisfação e entrega. A logística, seja a tradicional ou last mile, deve focar em experiência e compreender a malha à disposição. tecnologia, neste caso, ajuda em processos corriqueiros como a pesagem ou distribuição do que será despachado e quando isso acontecerá. Com este auxílio, o ponto é que isso fique cada vez mais rápido”, explicou Tang.
De acordo com o executivo, o panorama de entregas da Alibaba dentro da China é de até 24 horas. Fora do país, a empresa tenta atender entregar em, no máximo, 72 horas.
“Nossa operação cross border está em expansão constante e auxilia na implementação da malha do Grupo Alibaba fora do território chinês. A cobertura last mile (última milha) recebe ajuda, por exemplo, dos armários inteligentes, ou smart lockers, deixando o custo da entrega 100% voltado à primeira — e única — tentativa. Isso é um exemplo do uso da tecnologia a favor das atividades logísticas”, complementou.
Rede da Alibaba com a Cainiao Network
A estrutura para a logística da Alibaba Group por meio da Cainiao conta com uma série de pontos estratégicos. A companhia conta com hubs, armazéns, linhas aéreas e oceânicas, bloqueios aéreos e armários inteligentes.
Veja o portfólio completo em cada segmento relacionado à logística da entrega dos produtos:
Cobertura
- 6 hubs de comércio eletrônico;
- Capacidade de 2 milhões de m² em armazém;
- Presença em 224 países e regiões
Capacidade
- Mais de 1,8 mil linhas aéreas e oceânicas;
- Bloqueio de mais de 300 voos por mês;
- Uso de ligação ferroviária entre China e Europa
Rede de armários inteligentes (smart lockers)
- Rússia (5 mil)
- 1,2 mil (Polônia)
Para o Brasil em específico, o objetivo do Grupo Alibaba é ampliar a oferta de smart lockers para 1,5 mil em São Paulo já no ínicio de agosto. No país como um todo, a ideia, segundo Tang, é chegar a cinco mil armários do gênero.
O Fórum E-Commerce Brasil 2022 acontece entre 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.
Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil
Leia também: Alibaba ultrapassou 1 bilhão de consumidores ativos anuais na China