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A poucos dias de funcionamento, Pix já conta com 63% de adesão

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Pix entra em vigor a partir de 16 de novembro, mas cerca de 63% dos brasileiros já estão interessados em utilizar o novo serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central futuramente ou já cadastraram alguma chave. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company.

O serviço começou a receber pedidos de adesão nesta semana. Segundo dados do BC, já foram mais de 33 milhões de chaves cadastradas em bancos, fintechs e outros tipos de instituições que realizam pagamentos. Cada usuário pode cadastrar até cinco chaves no Pix.

Contudo, a pesquisa aponta que as instituições que irão ofertar o serviço ainda têm pela frente um grande desafio de educar sua base de clientes. Apenas 24% das pessoas de fato conhecem e entendem como o Pix será utilizado, enquanto 38% dizem que ouviram falar, mas não entendem do que se trata.

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Pix como fator de digitalização

A maior barreira parece ser a digitalização: enquanto entre a população que usa o canal digital como meio principal para as operações o Pix é desconhecido por 33%, entre a população que não usa canais digitais o número sobe para 57%.

Já é possível verificar um potencial aumento da concorrência. Entre quem costuma usar canais digitais como meio principal, 64% ouviram falar sobre o Pix por meio do seu banco principal. Já entre quem não usa canais digitais do seu banco, é mais provável (56%) que tenham ouvido falar do Pix em outros bancos. Isso é reforçado pelo cadastramento das chaves, no qual os bancos digitais lideram.

A consultoria entrevistou mais de 10 mil pessoas por meio de uma pesquisa online entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro. O levantamento foi feito por meio do NPS Prism, ferramenta recém-lançada no Brasil para medir a percepção de clientes de bancos de varejo.

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As informações são da Exame