Logo E-Commerce Brasil

BC deixa de fora 22% das instituições que pediram para ofertar Pix

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Banco Central publicou na quinta-feira (22) lista com as instituições que irão ofertar o Pix, deixando de fora 218 que haviam solicitado aprovação em junho, ou 22% do total, conforme dados divulgados pela autarquia.

Segundo o BC, essas instituições não foram consideradas aptas para entrada em operação ou foram excluídas a pedido.

A Alipay, por exemplo, estava entre as que buscavam adesão, mas não entrou na lista final. Alipay é a plataforma de pagamentos digitais do grupo chinês Alibaba.

A empresa informou que efetivamente solicitou seu cadastro ao BC, mas, por decisão própria e seguindo sua estratégia de internacionalização, pediu a retirada de seu pedido antes mesmo que este fosse avaliado pelo BC.

“É incorreta a informação de que a Alipay teria tido sua inscrição recusada ou reprovada pelo BC, mas sim a empresa voluntariamente preferiu adiar seu pedido para participar do sistema de meios de pagamentos do Brasil”, afirmou.

O Banco XP, que também estava entre os que pediram para ofertar o Pix, não consta na lista divulgada pelo BC.

Em nota à Reuters, a XP. Inc afirmou que “não aderiu ao Pix neste momento, pois o Banco XP ainda não oferece serviços de conta digital”.

“No entanto, a adesão será feita em breve, assim que os serviços de transferência bancária estiverem disponíveis”, completou a empresa.

O BC deu o sinal verde a 762 instituições, número que engloba bancos, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos, entre outras empresas.

Pix disponível em novembro

Em junho, o BC havia dito que 980 instituições financeiras haviam solicitado adesão para oferecer o Pix, que permitirá a realização de pagamentos 24 horas por dia, todos os dias do ano, a um custo operacional significativamente mais baixo que o de modalidades já consolidadas no mercado, como transferências do tipo TED ou DOC e pagamentos por cartões de crédito e débito.

O processo de adesão foi encerrado em 16 de outubro e será reaberto de forma permanente em 1º de dezembro, informou o BC.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”, afirmou a autarquia em nota.

O início operacional pleno do Pix ocorrerá em 16 de novembro.

Leia também: Pix nos supermercados: sistema promete benefícios ao varejo on e offline

As informações são da Reuters