Logo E-Commerce Brasil

A nova era dos pagamentos: como sua empresa pode liderar a transformação digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em um cenário em que 77% dos brasileiros já utilizam o Pix, o mercado de pagamentos no Brasil está em plena ebulição. A estatística, revelada pelo Relatório de Tendências da Zoop em parceria com a PiniOn, ilustra claramente a velocidade com que as inovações financeiras estão sendo adotadas no país.

(Imagem: Reprodução)

O estudo está disponível para download e é um guia essencial para empresas que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar na nova era dos pagamentos digitais, que já é uma realidade. Com o avanço de tecnologias como pagamentos por aproximação e Open Finance, o desafio agora é transformar essas tendências globais em estratégias locais eficazes.

O Relatório de Tendências, fruto de uma análise aprofundada do mercado e das discussões na NRF 2025, oferece insights e estratégias práticas para empresas de todos os portes. 

Cenário 

O estudo aponta que a preferência dos brasileiros pelo Pix se dá, sobretudo, pela facilidade, que foi citada por 41% dos respondentes da pesquisa. 35% citaram a praticidade, 24% a agilidade, 8% a segurança e 3% a ausência de taxas. Esses dados revelam como o Pix se tornou rapidamente uma parte integral do cotidiano financeiro dos brasileiros.

Além de se aprofundar nas implicações da ascensão do Pix e explorar as próximas evoluções esperadas neste cenário, o relatório examina como as soluções mais inovadoras, como o Tap to Pay, estão transformando smartphones em terminais de pagamento, eliminando a necessidade de maquininhas tradicionais e redefinindo a experiência de compra tanto para consumidores quanto para comerciantes.

Em relação à moeda digital brasileira, Drex, a promessa é de combinar a agilidade e segurança das tecnologias modernas com a credibilidade já estabelecida pelo sistema bancário convencional. O resultado será um meio de pagamento que atenderá com eficiência às necessidades tanto do setor empresarial quanto dos consumidores individuais, simplificando e aprimorando a experiência de transferências monetárias no país.

O que a NRF 2025 revela sobre o futuro dos pagamentos

A NRF 2025, o maior evento de varejo e inovação do planeta, trouxe à tona insights valiosos sobre o futuro do comércio e dos pagamentos. Entre os destaques, ficou claro que as empresas que dominam as novas tecnologias são as que lideram o mercado. Mas como aplicar essas inovações no contexto brasileiro?

Uma das maneiras é investir nas soluções de embedded finance. Dessa maneira, ainda que a empresa em questão não tenha tecnologia e expertise suficientes para implementar as mudanças necessárias no que diz respeito a serviços financeiros – como pagamentos – ela consegue tornar essa realidade possível de  maneira ágil, ao contratar uma companhia especializada. 

Zoop, por exemplo, é uma fintech do Grupo iFood, líder em tecnologia para embedded finance e desenvolveu a primeira solução de Tap to Pay white-label do Brasil. Isso quer dizer que seus clientes podem oferecer a solução que transforma smartphones em maquininhas de pagamento, com suas próprias marcas e identidade visual, como o Nubank. Esta inovação reduz custos operacionais e melhora significativamente a experiência do cliente, oferecendo transações rápidas e sem complicações.

Marcella Calfi, Gerente de Marketing da Zoop, reforça: “O Tap to Pay representa um salto significativo na forma como as empresas processam pagamentos. Estamos capacitando negócios de todos os tamanhos a oferecer uma experiência de pagamento moderna e sem atritos, diretamente de seus smartphones”.

Futuro dos pagamentos no Brasil

O futuro dos pagamentos no Brasil é promissor e desafiador. Com a expectativa de que o Pix supere o cartão de crédito como principal forma de pagamento no e-commerce até 2027, é essencial que as empresas se adaptem rapidamente a esse novo cenário.

“O futuro é dinâmico, mas cheio de oportunidades. Na Zoop, estamos comprometidos em fornecer soluções que acompanhem as tendências, mas que também permitam que nossos parceiros se destaquem nesse mercado. Nossa tecnologia é projetada para ser flexível e escalável, garantindo que as empresas estejam sempre um passo à frente nas inovações de pagamento”, complementa Marcella.

A pergunta que fica é: sua empresa está preparada para liderar essa transformação nos pagamentos? Com as soluções certas e um parceiro confiável é possível não apenas acompanhar as tendências, mas também criar novas oportunidades de crescimento.