A 99 anunciou nesta terça-feira (14) a chegada da 99Food ao Rio de Janeiro, terceira cidade a receber o serviço de entregas da empresa no Brasil, após Goiânia e São Paulo. Com mais de 55 milhões de usuários no país, a companhia vê o mercado carioca como estratégico para consolidar seu ecossistema de mobilidade e alimentação.

“O Rio tem um papel estratégico na 99. Já foram realizadas mais de 1,4 bilhão de corridas em 2024, sendo o maior mercado da plataforma atualmente, principalmente no serviço de moto. É onde temos o maior número de motociclistas cadastrados no Brasil”, afirmou Bruno Rossini, Diretor Sênior de Comunicação. Ele destacou ainda a importância do poder público na promoção da inovação e na busca por soluções que melhorem a vida dos cariocas.
Segundo a empresa, serão investidos R$ 350 milhões para impulsionar a expansão na cidade. Desde o início das operações, mais de 50 mil motociclistas e ciclistas já se cadastraram na capital fluminense. A atuação também se estenderá à região metropolitana e cidades da Baixada Fluminense, como Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis.
“Chegamos aqui não apenas para fazer entrega de comida, sim para redefinir e inovar no setor. Queremos fazer dobrar de tamanho, triplicar de tamanho. Temos potencial, por isso estamos aqui”, declarou Wang.
A 99Food também vai oferecer novas condições aos parceiros e entregadores. Os profissionais poderão receber R$ 250 por dia ao completarem 20 entregas, sendo pelo menos cinco de comida, além de um bônus de até R$ 7 por pedido durante o primeiro mês de operação. Estão previstos ainda R$ 50 milhões em investimentos em pontos de apoio para refeições, recargas e descanso dos entregadores.
Entre as novidades para restaurantes e usuários, a plataforma passará a operar com uma taxa competitiva, “a mais baixa do mercado”. Em São Paulo e Goiânia, o modelo anterior era de taxa zero, mas a empresa identificou que os estabelecimentos buscavam mais flexibilidade na precificação. “Alguns colocaram o mesmo preço do balcão, enquanto outros queriam preços diferentes. Por isso, oferecemos agora essa nova solução”, informou a 99.
Como nos outros estados, os consumidores do Rio receberão cinco cupons que somam R$ 99 em descontos e entregas grátis. “Diferente de entrar no mercado, a gente traz uma proposta para ele”, comentou Bruno Rossini. O brasileiro ama um cupom de desconto. A estratégia é diminuir a barreira para novos consumidores. Em Goiânia e São Paulo, vimos que, mesmo após o uso dos cupons, os consumidores continuam pedindo no 99Food.”
A operação será sustentada por uma tecnologia de dados desenvolvida na China, que otimiza o pareamento entre pedidos e entregadores, as rotas e o tempo estimado de preparo. O sistema já mostrou resultados no serviço de mobilidade: desde 2022, a 99Moto ultrapassou 1 bilhão de viagens em 3.300 cidades brasileiras, reduzindo em 41% o tempo de deslocamento e devolvendo, em média, 26 minutos ao dia dos usuários cariocas.
A empresa anunciou ainda que pretende investir R$ 2 bilhões até junho de 2026 para expandir o serviço para 100 cidades brasileiras. “Com o presidente Lula, anunciamos que vamos dobrar o investimento aqui no país. O Rio de Janeiro é o primeiro passo, contando com a experiência das cidades anteriores. A proposta é renovar o mercado carioca também”, concluiu Wang.
Apesar do avanço tecnológico, a 99Food descarta, por enquanto, o uso de robôs e drones. “Com o conhecimento de três anos no mercado brasileiro, acredito que isso não vai funcionar. Nosso foco é no que realmente entrega resultados, como a multimodalidade e a precisão nas entregas. Ainda temos muito trabalho com os modais de hoje”, afirmou Wang.