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98% das empresas consideram o marketing mobile relativamente importante, mostra Adobe

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Os profissionais de marketing estão de olho no crescimento explosivo do uso de smartphones e tablets nos últimos cinco anos e desenvolveram estratégias para envolver os clientes através de canais mobile. Em uma pesquisa divulgada pela Adobe, esses profissionais aprenderam a atingir os clientes por meio de dispositivos e plataformas com o objetivo de adaptar seus investimentos mobile à medida em que eles se desenvolvem.

Com a pesquisa, a companhia conclui que os profissionais de marketing mobile estão investindo no desenvolvimento de aplicativos e em sites. Em web mobile, os investimentos se dividem entre sites da web e designs responsivos para smartphones e tablets. Além disso, a maioria das empresas possuem equipes dedicadas apenas a aplicativos e são esses setores que estão crescendo com maior rapidez.

A mídia paga também é usada para incentivar os consumidores a fazerem download de aplicativos mobile, mas utilizam um mix de mídia proprietária, espontânea e paga para trazerem tráfego aos sites. Sobre as medições, testes e otimizações, três quartos dos profissionais medem o engajamento do aplicativo ao longo do tempo, geralmente em um período semanal.

Mobilidade
Entre os grupos que lideram as estratégias de aplicativos mobile estão Marketing (50%), Publicidade (29%), Mídia (25%) e TI (18%). Apesar de estar em fase de adoção inicial, menos de 4% das empresas não possuem uma estratégia para a mobilidade e 98% consideram o marketing mobile relativamente importante em seus planejamentos.

“Aqueles com mais experiência na mobilidade são os que mais apreciam uma estratégia mobile. 55% dos profissionais especialistas em marketing mobile disseram que uma estratégia mobile foi extremamente importante para o negócio. No entanto, apenas 29% dos entrevistados com menos experiência concordaram com essa perspectiva”, diz o estudo.

O uso de aplicativos mobile são utilizados, na maioria das vezes, para impulsionar o envolvimento com clientes fiéis, dispostos a fazer o download de um aplicativo de marca em troca de valor e utilidade. Cerca de 30% dos profissionais gastam, em média, US$ 5 milhões por ano em aplicativos mobile e US$ 4,9 milhões em sites mobile. Mais de US$ 20 milhões por ano são gastos em aplicativos mobile por 9% das empresas. A mobilidade, assim, não é mais tratada como teste e experiência, para como um conjunto de canais para impulsionar o relacionamento com os clientes.

Com a pesquisa, a Adobe concluiu que usar um site responsivo pode melhorar a experiência do consumidor. Além disso, é preciso investir em tecnologia para impulsionar sua estratégia mobile. Gerenciar, medir e testar experiências mobile são essenciais para atingir as metas.

Foram analisadas as melhores práticas entre os profissionais de marketing mobile, desde “especialistas” no campo (17%) até aos que acabaram de entrar nesse mercado. Esses profissionais trabalham em uma variedade de setores – mídia e entretenimento, varejo e comércio, serviços financeiros e B2B de alta tecnologia – e realizam atividades de marketing mobile regularmente.

Fonte: Propmark