Logo E-Commerce Brasil

4 em cada 10 pequenos negócios usam o cartão de crédito para financiar a empresa, aponta Sebrae

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A 10ª edição da pesquisa “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil”, feita pelo Sebrae, revela que 39% dos proprietários de pequenas empresas recorrem ao cartão de crédito como principal forma de financiamento. Isso contrasta com a baixa proporção de 7% que opta por empréstimos em bancos privados e apenas 4% que busca empréstimos em bancos públicos.

(Imagem: Freepik)

A pesquisa “O Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil 2023” foi conduzida por meio de 6.237 entrevistas por telefone no período de 1 a 30 de junho de 2023, com microempreendedores individuais (MEI) e proprietários de micro e pequenas empresas dos setores de Comércio, Serviços e Indústria, e representa uma amostra representativa de todo o Brasil.

Os dados destacam os desafios enfrentados pelos empreendedores ao buscar crédito no sistema financeiro, levando-os a preferir o uso do cartão de crédito como sua principal fonte de financiamento.

Décio Lima, presidente do Sebrae, enfatiza que essa realidade reflete as dificuldades persistentes que os pequenos negócios enfrentam ao buscar empréstimos junto às instituições financeiras, devido à burocracia, garantias exigidas e taxas de juros elevadas. Ele argumenta que o acesso ao crédito é uma barreira significativa para o desenvolvimento econômico e social do país, tanto para empresas quanto para famílias.

Ele também ressalta a importância do parcelamento sem juros no cartão de crédito para os pequenos negócios e a economia em geral, alertando que a taxação dessa modalidade poderia prejudicar as empresas e o poder de compra dos brasileiros.

A pesquisa histórica, iniciada em 2013, mostra uma queda significativa na utilização do pagamento de fornecedores a prazo, que já foi a principal fonte de financiamento para 67% dos empresários em 2015. Esse comportamento é atribuído ao crescimento dos microempreendedores individuais (MEI) no cenário dos pequenos negócios no país.

Outra modalidade de financiamento que experimentou uma queda significativa é o cheque pré-datado, mencionado por 46% dos empresários em 2015, mas lembrado por apenas 4% na pesquisa mais recente, marcando a menor taxa na série histórica.

Tipos de financiamento mais utilizados atualmente:

• 39% Cartão de crédito (empresarial ou pessoal)
• 20% Pagamento de fornecedores a prazo
• 7% Cheque especial
• 7% Dinheiro de amigos e parentes
• 7% Empréstimos em bancos privados
• 4% Empréstimos em bancos oficiais