Logo E-Commerce Brasil

32% dos lojistas consideram sua logística boa, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Clique Retire em parceria com o E-Commerce Brasil criou um retrato das entregas entre lojistas de e-commerce.

Para 89% dos respondentes, o modelo de entregas mais usado é o de entrega no endereço do consumidor em um prazo. Além disso, 32% consideram sua entrega boa e 14% muito boa.

Outros 36% a consideram razoável, enquanto 18% a consideram ruim.

Quando questionados sobre os prazos de entrega, 57% consideram razoável. Apenas 7% e 10% consideram rápido e muito rápido, respectivamente.

Em contrapartida, 25% disseram que são lentos.

Já com relação às prioridades associadas à logística, 43% responderam que é o frete grátis. Alem disso, 25% afirmaram que é a entrega no mesmo dia, 14% que são as entregas verdes (de baixo impacto) e 10% afirmaram que é o retire na loja.

Na marca dos 4% duas respostas: pontos de coleta e smart lockers.

Para 35% deles a devolução de um produto é o ponto da jornada em que o consumidor encontra maiores dificuldades. 32% afirmaram que é a entrega do produto. 7% disseram que é a troca.

60% dos lojistas afirmaram que a logística de trocas e devoluções do e-commerce é razoável.

14% afirmaram que ela é boa e 18% muito ruim. Apenas 4% afirmaram que é muito boa. Também na faixa dos 4% os que afirmaram que ela é ruim.

Em 82% das respostas, o cliente precisa postar a encomenda nos Correios em caso de devoluções. E a falta de conveniência para o cliente (por precisar se deslocar) é a principal fricção na jornada de compra do consumidor que precisa efetuar uma devolução ou troca da compra online, com 46% das respostas.

28% afirmaram que é a demora, 18% acreditam que é a dificuldade em solicitar a troca ou devolução e 7% disseram que é a falta de clareza quanto ao reembolso.

Leia também: Prazo para privatizar Correios é ‘impossível’, diz Braga.