Logo E-Commerce Brasil

R$23 milhões em fraudes são evitados no Dia das Mães, diz Konduto

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, fez um levantamento que mostra o índice de tentativas de fraudes evitadas durante os 15 dias que antecedem o Dia das Mães, período no qual os consumidores estão mais focados nas compras para comemorar a data. Dessa forma, a companhia constatou que foram impedidos R$ 23 milhões em fraudes, valor aproximadamente 109% maior do que os R$ 11 milhões registrados no ano passado.

Em 2020, no primeiro Dia das Mães vivido no meio da pandemia, foram analisados 5 milhões de pedidos de compras. Já em 2021, esse número passou para 8 milhões de pedidos de compras de mais de 3.838 lojas examinados, que representa um aumento de 62%. O estudo mostra também o valor nominal das vendas chegou a R$ 2,1 bilhões, quase 350% maior que em 2020.

“O Dia das Mães tem se consolidado com uma das datas de maior importância no varejo físico e online, ficando atrás apenas da Black Friday e Natal. Dessa forma, é comum ver que nessa época a ação dos criminosos virtuais aumenta de forma considerável. Por isso, contar com soluções inovadoras de antifraude é imprescindível para conter a ação desses criminosos e evitar grandes prejuízos financeiros”, comenta Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Outro dado interessante trazido pelo levantamento diz respeito ao horário no qual as tentativas de fraude estão sendo cometidas: no ano passado, 20% delas aconteceram entre 0h e 6h da manhã, enquanto em 2021 esse número caiu pela metade, com apenas 10% ocorrendo na madrugada. O período das 12h às 18h continua sendo o com maior concentração de tentativas, cerca de 40% em 2021, seguido pelo intervalo das 18h às 0h, com 35%.

Leia também: Getnet mira aquisições e e-commerce enquanto se prepara para IPO.