A Black Friday de 2025 deve ganhar força por coincidir com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, previsto para 28 de novembro, mesma data do evento. Segundo a pesquisa Panorama de Consumo, realizada por Mercado Pago e Mercado Livre com mais de 42 mil participantes, 52% dos brasileiros afirmam que vão usar parte do benefício para comprar na data.

No ano passado, a data também apresentou alta pelo mesmo motivo, que também coincidiu com o dia da Black Friday. Por isso, atingiu seu maior nível pré-pandemia, com um faturamento 15,2% maior que 2019.
O levantamento mostra que a Black Friday será usada também como ferramenta de planejamento. Entre os entrevistados, 47% pretendem antecipar compras de Natal e presentes para aproveitar preços mais baixos. Já 38% dizem que decidirão o que comprar apenas no momento das ofertas.
Para Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago na América Latina, a combinação entre renda extra e descontos reforça a intenção de compra. Ela afirma que o recebimento do 13º salário contribui para um comportamento mais planejado e voltado à otimização do orçamento.
A pesquisa mostra que o consumidor deve mesclar diferentes meios de pagamento. O cartão de crédito é citado por 41% dos respondentes, seguido pelo Pix, com 29%. Embora parte dos entrevistados considere pagar à vista, 77% afirmam que devem parcelar as compras, sobretudo as de maior valor.