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Uma estratégia simples com microinfluenciadores para aumentar o faturamento

Por: Gustavo Ferreira

Business Consultant, Entrepreneur and Best-Seller Author

Gustavo Ferreira é empresário, atua com consultoria de marketing e negócios para clientes no Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos; realiza palestras, cursos e treinamentos presenciais e on-line e é professor convidado da PUC-RS para cursos de especialização e MBA em Marketing, sobre o tema Gatilhos Mentais; Gustavo é co-fundador da Agência Adcraft Lab, agência especializada em criativos para anúncios em escala, já gerou mais de 40 milhões em vendas para seus clientes, e gerencia mais de 7 milhões de dólares em campanhas de publicidade online. Gustavo Ferreira é autor do best seller "Gatilhos Mentais: o Guia completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas para você aplicar", que já vendeu mais de 300 mil cópias, e é nº1 em vendas na Amazon, e de “Copywriting: Palavras que Vendem Milhões”, entre outros livros. Seu último lançamento é o “Cartas de Ouro para Empreendedores”, um guia prático para quem deseja ter um negócio de sucesso. O livro traz métodos eficientes para prospectar clientes e aumentar o impacto da marca.

Se eu falar que as redes sociais estão cada vez mais fortes e presentes na vida das pessoas, isso não é nenhuma novidade.

Da mesma forma, você também sabe que hoje existe um pequeno grupo de pessoas (comumente chamados de “megainfluenciadores”) que atraem milhões de seguidores em suas redes.

Esses “megainfluenciadores” podem muito bem alavancar as vendas de diversas marcas e empresas com estratégias bem trabalhadas de divulgação.

Descubra como a estratégia de Rede de Influenciadores pode gerar mais vendas para sua marca investindo em públicos mais engajados e fiéis.

Muitas empresas, grandes e pequenas, tentam realizar campanhas com esses influenciadores na tentativa de aumentar sua visibilidade, o que nem sempre acontece.

Alguns desses influenciadores fazem trabalhos muito ruins ou medíocres, vide a polêmica ‘planilha dos influenciadores’, e com isso muitas marcas não têm retornos reais e mensuráveis. Mas não é só isso.

Então, a grande questão é: como você pode criar uma estratégia que realmente pode fazer com que seu produto tenha maior penetração no mercado?

Bom, você pode seguir atrás de grandes nomes (que também cobram valores altíssimos)… Ou pode usar uma estratégia que chamo de Rede de Influenciadores.

Rede de Influenciadores e um público fiel

Imagine o seguinte: você tem um orçamento de R$ 10 mil dedicado para investir em influenciadores.

E você tem duas opções para utilizar esse orçamento:

1 – Encontrar um grande influenciador, bem posicionado e reconhecido no seu nicho, e contratar uma publicação com ele, ou…

2 – Procurar vários influenciadores menores, e distribuir esse orçamento por essas pessoas, criando uma rede.

Quando um influenciador é “menor”, existe uma grande vantagem: o público dele é mais fiel do que o de um megainfluenciador.

E se você encontra um influenciador com um público fiel, você tem muito mais chances de conseguir mais vendas com sua divulgação.

Vamos a um exercício matemático com dados empíricos olhando o perfil e o alcance de diversos influenciadores, analisando dez perfis com mais de um milhão de seguidores, e comparando com mais dez perfis em faixas diversas: um influenciador com um milhão de seguidores no Instagram tem vídeos com uma visualização média de 20 a 40 mil pessoas (2% a 4% do total de seguidores), sendo que a maioria das publicações “pagas” geralmente tem um alcance bem menor, na faixa de 10 a 15 mil visualizações.

Claro que há exceções – esses grandes influenciadores chegaram ao topo porque sabem ampliar seu alcance com postagens que engajam muitas pessoas. Mas estou falando de publicações médias, não de “viralizáveis”.

Já um influenciador com cerca de 15 mil seguidores no Instagram tem o alcance médio de 1000 a 1500 visualizações (6% a 10%). Parece pouco comparado com o megainfluenciador, mas a chave está no percentual… e no orçamento.

Muitos microinfluenciadores não recebem absolutamente nada.

Então, se você fizer uma oferta de R$ 500 para divulgar seu produto, por exemplo, você tem um potencial de trabalhar com 20 influenciadores.

Considerando o alcance de 1500 visualizações, você tem o potencial de atingir 30 mil pessoas… com a grande diferença de trabalhar com um público muito mais fiel que, consequentemente, pode gerar mais vendas para você.

Ah, e uma dica importante: combine com os influenciadores para que te marquem nas publicações para que você possa repostá-las, e não deixe de acionar também sua lista de amigos, colaboradores e até seus próprios clientes para eles interagirem nas publicações.

Isso aumentará o engajamento para o algoritmo, e te ajudará a alcançar ainda mais pessoas.