Por Mariana Anselmo
Houve um tempo em que você precisava sair de casa para apreciar uma boa culinária; hoje, você não precisa sair do seu computador. Em uma época em que o e-Commerce ganha, cada vez mais, a confiança do consumidor, o iFood surgiu no mercado como uma praça de alimentação online.
O site, que foi lançado há dois anos, é uma evolução do Disk-cook, criado por Patrick Sigrist, que oferecia serviço de delivery de restaurantes de alto padrão e gastronomia requintada. Vendo nesse ramo um futuro promissor, Sigrist encontrou três pessoas que tinham um pensamento e uma visão parecida: Felipe Fioravante, Eduardo Baer e Guilherme Bonifácio, que são seus sócios no iFood. A intenção era expandir o serviço tanto no número de cidades atendidas, quanto no número e variedade de restaurantes.
Quando se diz que o iFood é uma grande praça de alimentação online, não é exagero. O site permite que o cliente busque os restaurantes, que estejam cadastrados no site, mais próximos de seu CEP. Assim, ele pode selecionar os que mais lhe agradam e conhecer o cardápio que eles oferecem.
Mas o grande diferencial do iFood é que, além de listar os restaurantes, permitir a visualização do cardápio com fotos e os preços, é no próprio site que se faz todo o pedido, da seleção dos pratos até o pagamento. O sistema também informa o tempo estimado para o tempo de entrega.
Quando o cliente confirma o pedido no iFood, ele é impresso já no estabelecimento, em uma máquina parecida com as de cartão de crédito. Dessa forma, o pedido já fica computado no sistema do restaurante, que fica responsável apenas por preparar e entregar o pedido.
Ao iFood cabe o trabalho de divulgação do serviço e dos restaurantes. Mas a preocupação da empresa vai além. De acordo com Felipe Fioravante, diretor e sócio da empresa, o e-commerce possui dois seguimentos de público: os consumidores e os fornecedores – os restaurantes. Com relação aos primeiros, a empresa se preocupa em oferecer um serviço que realmente funcione, ou seja, cardápios sempre atualizados, que todas as opções dentro do site contenham fotos e que não haja divergência de preços. É importante também apresentar variedade e diversidade, preocupando-se sempre com a qualidadedo produto.
Quanto aos restaurantes, o iFood se empenha em oferecer uma boa plataforma, que suporte o serviço a que se propõe. Além do trabalho de divulgação, a empresa tem uma equipe que dá suporte aos donos dos estabelecimentos que se cadastram no site.
E-commerce, a opção acertada
O iFood é um projeto que já nasceu totalmente digital e proporciona ao cliente otimização de tempo. Ao invés de se alongar e se desgastar com serviços de teleatendimento, ele pode comparar todas as opções e escolher a que mais lhe interessa. “Nós temos exemplos de empresas fora do país, que trabalham no mesmo ramo que o nosso, que deram certo só com e-commerce, sem precisar criar um sistema telefônico, e até mesmo físico, pra atender às necessidade dos nossos clientes. Esse é um diferencial, e precisamos investir nisso”, disse Fioravante.
E se já houve algum tipo de receio acerca da decisão de trabalhar com e-commerce, eles foram dissipados com o feedback positivo por parte do público: novos clientes agradecem pela inciativa e por terem sido apresentados a tantos restaurantes dos quais estavam tão perto e não conheciam; e os antigos incentivam a continuação e a expansão do projeto e parabenizam pelas novidades que, aos poucos, vêm aparecendo no iFood.
Umas dessas novidades é o blog, que além de apresentar a empresa traz conteúdos sobre o universo do seu público-alvo. São receitas, dicas sobre saúde, sobre bons bares, as novidades sobre cinema, teatro, televisão e tecnologia. A ideia é estreitar laços com o consumidor e cultivar o relacionamento, o que, consequentemente, resulta em fidelização.
Em um futuro bem próximo…
O site conta hoje com 415 estabelecimentos cadastrados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, São Caetano do Sul, São Bernardo, Santo André, Guarulhos, Jundiaí e Osasco, além de Salvador, que marcou a estréia do serviço na região Nordeste do País, em outubro.
“Preferimos trabalhar por etapas e agregar as cidades ao site aos poucos. Assim, conseguimos ter um melhor trabalho de atendimento e suporte para os fornecedores”, afirma Fioravante. Mas isso não impede que qualquer estabelecimento possa se cadastrar no site. Basta clicar no link “Tenho um Restaurante”, que fica no topo da tela, e preencher o cadastro. Ao enviar o formulário preenchido, a equipe do iFood entra em contato com o proprietário para dar início à parceria.
A meta, até o final do ano, é estender os serviços para outras capitais, como Fortaleza, Brasília e Curitiba. Para Fioravante, essa não é uma meta impossível, afinal o risco que os estabelecimentos correm ao se cadastrar no site é nulo. “Não há gasto para se cadastrar no site. Não exigimos qualquer tipo de investimento por parte do cliente, só cobramos uma taxa de 10% sobre os pedidos realizados”, explica.
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