Se você trabalha com marketing online para B2B ou B2C e está negligenciando o mobile, você está perdendo receita.
E também está impactando negativamente a sua marca com opiniões abundantes de líderes. Todos os dias mais e mais usuários migram o uso da internet para longe dos computadores (desktops e notebooks) para aparelhos móveis. Você está migrando com eles?
Usuários de smartphones são mimados pela experiência que têm dos aplicativos. Quando essa experiência pode ser emulada por landing pages, micro-sites se tornam agentes de conversão bastante persuasivos. Ao invés de sair da página logo que encontrarem a necessidade de usar zoom e scroll, eles são engajados.
Esse é o primeiro passo para a conversão. E este é o seu primeiro passo para monetizar o marketing mobile.
Confira abaixo 10 dicas para suas landing pages em dispositivos móveis.
1. Dê o dedo
Sim, é isso mesmo: você precisa dar o dedo ao usuário. Se é possível ler e interagir com as suas páginas usando apenas um dedo, você está bem. Isso significa que não há necessidade de usar soluções como pinçamento e gestos multi-toque, que só fazem distrair e desanimar. Sim, você pode utilizar um site completo num browser mobile, mas dá um trabalho danado ao consumidor. E a maioria deles vai evitar isso como se evita uma praga. Mantenha-os longe do desejo de evitar o seu site – elimine o trabalho.
2. Faça simples
Prepare-se para editar impiedosamente. Na sua Experiência de Usuário, cada página precisa ser o mais concisa possível. As pessoas querem usar o scroll e passar de uma página a outra – mas não se o conteúdo for supérfluo ou irrelevante. E muito menos se o objeto do interesse delas estiver enterrado em uma pilha de chatices. Mantenha sua mensagem e suas imagens resumidas, bonitas e no ponto. K.I.S.S (Keep It Simple Stupid – Mantenha Isso Simples, Estúpido) é um acrônimo usado demasiadamente em marketing – mas neste caso, você deve.
3. Seja corajoso
A web móvel não é um lugar chato. A velha web está cheia de conteúdo cansativo, redundante – páginas longas, prolixas e com muito blá, blá, blá. Nem tanto na web móvel, onde esse tipo de coisa é totalmente deixado de lado. Você tem ser interessante para manter o controle. Você tem que ser focado. E você tem que ter confiança o suficiente para ser honesto e direto nas suas propostas. Pule o hype. Seja verdadeiro e forte para comandar a atenção.
4. Mantenha-se no seu propósito
Usuários mobile têm propósitos e intenções. A maioria não está ali apenas navegando – eles estão em uma missão. Quanto antes você determinar qual é a missão deles, mais rapidamente você pode oferecer isso. Quando você pode direcionar a sua mensagem à inteção deles logo no nício, você tem uma chance muito melhor de engajá-los e atingir uma conversão. Segmentação comportamental, direcionada ao usuário, é um ótimo parceiro para descobrir as intenções – e rapidamente. Apresente duas ou três alternativas na primeira página e deixe que os usuários digam o que eles querem. Então, dê isso a eles.
5. Dupla dinâmica
Combinar a mensagem do seu anúncio com a da sua landing page é o mais básico dos ensinamentos. E isso é amplificado no mobile. Para que a dica número 4 funcione, você precisa anunciar primeiramente o motivo pelo qual o cliente foi até você. Então você pode usar segmentação para atingir um target mais apurado e alcançar a intenção do seu cliente. Vá ainda mais longe com sua mensagem e veja como a especificidade é transformada com sucesso em conversão. Claro que isso significa muitas páginas para muitas mensagens, mas quando tanto trabalho significa muito mais receita, é válido. E se você tem uma boa ferramenta, isso não se torna tão difícil.
6. Seja avançado
A maioria dos sites é horrível – em parte porque foram feitos com base no denominador comum mais baixo entre os navegadores, o que significa que alguns têm mais de 10 anos de idade. A web móvel é muito mais nova e o padrão definido para ela é muito mais avançado. Suas experiências na landing page devem se aproveitar totlamente desse potencial. Quando um usuário vira a tela do aparelho móvel para a vertical ou horizontal, sua página deveria brilhar! Sua experiência em mobile deve refletir os padrões da sua marca – incluindo a tipografia – ao invés de acompanhar os padrões pobres e sem vida da web tradicional. Mobile deve oferecer uma aparência e uma sensação muito melhor que no seu site. Qualquer coisa a menos que isso está defasada. Essa não é a web para o seu pai ou avô.
7. Seja compatível
Seu service de vídeos baseado em flash não tem espaço aqui. Aliás, o Flash está totalmente fora. Mas navegar em um smartphone é rápido, portanto vídeos estão na lista de coisas boas a fazer. Isso significa alinhar sua melhor produção de vídeo com outras formas de entregar conteúdo rico e compatível com serviços mobile. Os melhores não vão nem precisar sofrer alguma modificação. Isso é o tipo de coisa que deve simplesmente funcionar. E essa é a grande mensagem aqui: tudo deve simplesmente funcionar. Sem falha e com consistência, em qualquer plataforma, tenha o usuário um produto da Apple, da Blackberry, que rode Android ou qualquer outro. Se não for funcionar, é melhor nem começar.
8. Considere a fonte
Seja qual for o seu tipo de negócio – B2B, B2C, B2P –, usuários de smartphones são os seus melhores prospects. Eles são engajados, líderes de opinião progressista, com os quais você se importa muito (ao menos deveria). Eles não são apenas as pessoas para as quais você quer vender, são as que você quer impressionar. Eles vão falar sobre a sua marca, e você precisa que eles falem bem. Todo o marketing deveria ser focado neste alvo, mas nesse caso – ao menos por enquanto – esse alvo possui características unificadoras para as quais você pode apelar com confiança. Converse com eles, e eles vão falar bem de você.
9. Manuseie com cuidado
A Experiência Mobile não deveria machucar. Deveria ser amigável e fácil. Pense no dispositivo do seu usuário e ofereça a ele a melhor experiência, sem nenhum problema. Então deixe-os fazer um opt-out da sua página otimizada para o mobile e acessar o site completo quando eles quiserem. Deixe que eles estejam no comando, sem reclamar disso. O seu trabalho enquanto marketing online é coloca-los no melhor ambiente que você puder, para fazer com que se torne super fácil que eles convertam. Isso não significa que você deve força-los a a ter uma experiência do seu jeito. Manuseie com cuidado, reduza sua bounce rate e dê a si mesmo a sua melhor chance.
10. Teste, Teste, Teste
NEste ponto, fazer otimização para conversão em dispositivos móveis não é diferente de nenhum outro dispositivo. Você deve começar por testar e obter resultados confiáveis. Teste segmentação antes da landing page simples. Teste micro-site versus caminhos de conversão. Teste mensagens. Teste imagens. Sempre teste. Testes consistentes levam a aprendizados consistentes e a melhorias consistentes. A eficiência do marketing é mostrada no gerar mais receita com menos gasto. Testar faz isso acontecer.
Otimizar o seu marketing mobile começa por identificar as campanhas que atraem a maioria dos smartphones e focar neles, primeiramente. Depois você precisa criar experiências focadas em mobile para os usuários dos smartphones. Não é realmente difícil e você pode começar pequeno. Com uma ou duas campanhas mais focadas no mobile. Uma vez que você pegar o jeito, comece a testar alternativas com suas campanhas de maior volume ou adicionando outras aos seus esforços de otimização para mobile. Lembre-se, o uso da web tem migrado para o mobile. Qualquer atraso em criar landing pages para dispositivos móveis é sacrificar o branding positivo, conversões e receita.
*Texto original em inglês no PDF – http://www.ioninteractive.com/storage/content/literature/ion_top10_MobileMkt_opt.pdf