
As tendências tratadas aqui são metaverso, live commerce e social commerce.
Live commerce
O principal diferencial da live commerce é fugir das estéticas padronizadas dos comerciais veiculados. Além disso, ela traz personalidades, humor e dinamismo na hora de apresentar os produtos à venda em tempo real. Nota-se que, de acordo com a pesquisa da McKinsey, exatamente pelo mesmo motivo a taxa de conversão pode alcançar até dez vezes mais do que o e-commerce tradicional.Metaverso
Em segundo lugar, o termo polêmico da vez: metaverso. Essa tendência é responsável por gerar experiências simultâneas em ambientes imersivos apenas utilizando o seu avatar, sem que você saia - literalmente - do lugar onde está. Por meio de diversas tecnologias, como inteligência artificial, web 3.0, realidade virtual e aumentada, tudo isso se torna possível. E também explica o crescente interesse das marcas em criarem suas realidades dentro dos jogos para aprimorar a experiência dos seus stakeholders.Social commerce
Por último, o social e-commerce refere-se à venda de produtos online, em massa, através das redes sociais. O benefício é o oferecimento de desconto aos compradores, além de eficiência para a logística de entrega por parte dos vendedores. Desse modo, você pode se unir a um grupo de interesse comum para efetuar a compra ou arcar com o ajuste de preço na venda unitária. Como divulgado na Fast Company, esse modelo está ganhando representatividade nos países de grande mercado consumidor, como o Vietnã (98 milhões de habitantes) e, principalmente, a Indonésia (270 milhões). Nota-se que essa mesma prática que teve início na China corresponde a mais de 13% de todas as vendas online em comparação aos meros 4,3% nos Estados Unidos. Em número, a diferença em volume é gigante: mais de US$ 360 bilhões em GMV (valor bruto da mercadoria) por ano contra US$ 36 bilhões nos EUA.O avanço da live commerce no Brasil e os principais desafios
Engana-se quem pensou que essas tendências iriam demorar para chegar por aqui. Veja abaixo:- Dafiti: aderiu às lives e viu suas vendas crescerem mais de 72% em 2021 e o engajamento do público crescer 90%, segundo reportagem publicada na Exame.
- Farm: lançou a primeira coleção 100% digital. Obtiveram recorde de vendas com R$3,4MM e uma conversão de 17% em uma live interativa. Ao todo, venderam R$9,6MM no 2T21 no canal live commerce. Confira no relatório do Grupo Soma.
- Mercado Livre e Americanas: optaram por criar uma plataforma própria para live commerce, chamada Mercado Livre Live e Americanas ao Vivo, ambas com transmissões integradas ao marketplace da companhia.