Por muito tempo, acreditava-se que a área de design cuidava apenas dos elementos visuais de uma marca, produto ou serviço. No entanto, ela faz parte da gestão estratégica das empresas. Afinal, contribui diretamente com suas imagens e propósitos através do planejamento e da construção de aspectos visuais e estéticos.
Além disso, o design colabora em processos funcionais, nas estratégias de vendas e no posicionamento de mercado das organizações, propondo soluções inteligentes, econômicas, criativas e inovadoras. Os objetivos são tanto atender às demandas internas, interferindo de forma positiva na comunicação com os públicos, quanto otimizar a experiência do consumidor.
Junto a profissionais de setores como marketing, publicidade e administração, o design soma forças para a gestão de marcas das companhias ou seus produtos. O resultado disso é o aumento das vendas e a visibilidade desse sistema vivo que é uma organização.
Por conta disso, muitos lojistas se sentem tentados em contratar layouts prontos para suas plataformas de e-commerce em função de aspectos como custos e comodidade. Em contrapartida, se questionam se essa ação vale o investimento ou se é interessante investir em um layout profissional e exclusivo. Para mostrar a importância de adotar um design personalizado para uma loja virtual, listamos os 5 principais motivos.
1 – Um tema profissional amplia o portfólio de uma marca
Com o auxílio da área de design, as marcas podem criar novos produtos e visuais, bem como adaptá-los às demandas do mercado e de seus clientes. Assim, se aumenta a cartela de opções para a loja virtual trabalhar com diversos elementos e cores, possibilitando a expansão de negócios e oferecendo novas alternativas de escolha para os clientes.
2 – Seu layout é a personalidade do seu negócio
Quando um layout profissional é desenvolvido para uma marca, automaticamente a mesma ganha em personalidade. Isso porque, apesar de hoje em dia ser muito difícil criar algo 100% inédito, ainda é possível criar peças que estejam relacionadas apenas ao seu e-commerce. Essas envolvem elementos como formas, fontes, cores e símbolos que, bem estruturados, se tornam condizentes com os objetivos de uma marca.
Consequentemente, a identidade visual customizada passa a se fixar na memória do público, que começa a distingui-la e identificá-la facilmente. Desse modo, é mais provável que os clientes optem pela sua loja virtual no lugar da concorrência sempre que se apresentar uma necessidade.
3 – O layout influencia na experiência e na decisão de compra do consumidor
Imagine uma situação: você acessa duas lojas virtuais distintas para buscar produtos de seu interesse. A primeira delas tem elementos visuais interessantes, funcionais e organizados. Já a a segunda possui um layout confuso, sem organização nem estética, dificultando a navegação. Em qual delas você seguiria fazendo as suas compras? Certamente sua resposta foi a primeira opção.
O motivo é que quando se investe em um layout profissional, o e-commerce se destaca da concorrência, modifica hábitos de consumo e faz com que o cliente prefira sua marca em comparação com os concorrentes.
Friso ainda que as mudanças podem ocorrer tanto no projeto do sistema do e-commerce quanto no design de um produto ou em sua própria identidade visual. Na prática, produtos mais atraentes normalmente vendem mais.
4 – O design traz credibilidade e fidelidade
Ninguém gosta de comprar algo esteticamente desagradável, fabricado com material de baixa qualidade ou que não funciona direito. Embora seja um fator subjetivo, quando se trata de uma loja virtual, as pessoas preferem comprar naquela que tenha um visual bonito e moderno, mesmo que os preços sejam acima da média.
Além disso, o consumidor costuma desconfiar da qualidade de um produto desconhecido e tende a dar preferência aos que já consome. Uma prova disso é que tende a associar o termo design aos produtos reconhecidos como bons e dizer que os itens sem qualidade tem um “design ruim”.
Ou seja, investir em um layout profissional para a marca desenvolve uma experiência de compra mais prazerosa, criando uma relações afetivas e duradouras em relação às marcas preferidas.
5 – O seu tema pode trazer aumento de lucro, sim!
Baseando-se nas outras 4 razões descritas, é possível afirmar que investir em temas profissionais para sua loja virtual pode trazer aumento de vendas. Isso porque um projeto bem planejado e executado por profissionais experientes, diminui perdas de produção, direciona melhor os investimentos e reduz o desperdício de tempo do próprio lojista. Afinal, os empreendedores precisam ter tempo de fazerem a gestão da sua loja virtual.
Nesse contexto, é importante separar uma parte do orçamento do e-commerce para investir em temas ou layouts profissionais. Certamente, com um design adequado ao público-alvo, bem como aos objetivos, valores e propósitos do negócio, é mais fácil aumentar as vendas e a lucratividade.