Com a ajuda dos sistemas de recomendação as vendas pela internet podem se aproximar do conceito criado por Jeff Bezos, presidente da Amazon, de “uma loja por cliente”. Pensar no usuário é fundamental para manter-se num mercado tão competitivo como a internet. Não é à toa que a Amazon é um dos e-commerce mais bem sucedidas da história.
"Sistemas de Recomendação processam as informações que o usuário dá ao site durante a navegação e entregam dicas de produtos relacionados aos gostos e interesses do consumidor, fazendo parte dos sistemas de Behavioral Targeting, ou Marketing Comportamental."
Porém só a utilização de Inteligência Artificial, Filtragem Colaborativa e outras técnicas computacionais não garantem o aumento de conversão, pois o consumidor precisa impactado de maneira positiva pelas recomendações, a seguir você encontrará dicas e melhores práticas de como direcionar o usuário-consumidor para uma melhor compra. Elementos de uma vitrine
Título
- Utilize cores diferenciadas do layout do site;
- Utilize números: "60% das pessoas" constroi um fator de confiança na cabeça do consumidor.
- Utilize cores contrastantes que dêem destaque para a seção de recomendação. Cuidado para não sobrecarregar, a seção deve parecer como um anúncio.
- Oferece sempre poucas opções. Apenas 3 ou 4 recomendações são suficientes.
- Se você utilizar mais de uma chamada pra ação, tenha uma como principal com maior destaque dentro da seção de recomendação.
- Confira as melhores práticas para conseguir um maior índice de conversão de suas vitrines de recomendação.

Mostrando poucas recomendações, torna a decisão do consumidor mais fácil. Um bom número de produtos na lista é 3 ou 4, não faça uma lista grande. Tornará a escolha muito mais difícil pelo internauta.
Tente o Up-Sell, pelo menos o Cross-Sell

O propósito de fazer recomendações é para aumentar o valor do pedido e/ou fazer a venda mostrando melhores opções por um preço próximo do produto visualizado.
Exclua Recomendações

Você não deve recomendar produtos antigos quando alguém está tentando comprar a última versão do mesmo produto. Seja mais criativo e venda mais.
Descontos funcionam

Ofereça pacotes de produtos com descontes. Seus consumidores prezam pelo dinheiro. Com um lucro menor em alguns produtos, mas o valor de pedido maior garante uma boa margem.
Senso de urgência

Quando oferecer um desconto ou valor especial, tire vantagem disso criando urgência, dando um prazo curto para o consumidor efetuar a compra. Isso irá aumentar os cliques e as conversões.
Continue testando

Fontes