Sistemas de recomendação procuram recomendar informação e produtos (como computadores, máquinas fotográficas, filmes, videos, músicas, livros, páginas de internet, etc.) que possam ser de interesse do usuário, esses sistemas procuram e identificam padrões de interesse, perfil e consumo. A partir desses padrões os sistemas deinteligência artificial geram associações entre produtos e consumidores aplicando técnicas de filtragem colaborativa.
“Sistemas de Recomendação processam as informações que o usuário dá ao site durante a navegação e entregam dicas de produtos relacionados aos gostos e interesses do consumidor, fazendo parte dos sistemas de Behavioral Targeting, ou Marketing Comportamental.”
Porém só a utilização de Inteligência Artificial, Filtragem Colaborativa e outras técnicas computacionais não garantem o aumento de conversão, pois o consumidor precisa impactado de maneira positiva pelas recomendações, a seguir você encontrará dicas e melhores práticas de como direcionar o usuário-consumidor para uma melhor compra.
Elementos de uma vitrine
Título
- Utilize cores diferenciadas do layout do site;
- Utilize números: “60% das pessoas” constroi um fator de confiança na cabeça do consumidor.
Cores
- Utilize cores contrastantes que dêem destaque para a seção de recomendação. Cuidado para não sobrecarregar, a seção deve parecer como um anúncio.
Produtos
- Oferece sempre poucas opções. Apenas 3 ou 4 recomendações são suficientes.
Chamada para ação (Call-to-action)
- Se você utilizar mais de uma chamada pra ação, tenha uma como principal com maior destaque dentro da seção de recomendação.
Melhores práticas
- Confira as melhores práticas para conseguir um maior índice de conversão de suas vitrines de recomendação.
Menos sempre é mais:
Tente o Up-Sell, pelo menos o Cross-Sell
Exclua Recomendações
Descontos funcionam
Senso de urgência
Continue testando
Como garantir que essas práticas funcionarão e continuarão funcionando em seu negócio? Continue testando permanentemente. Teste chamadas para ação, títulos, cores, etc. Utilize softwares de testes gratuitos como o Google Website Optimizer.