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Sistema de recomendação: uma loja por cliente

Sistemas de recomendação procuram recomendar informação e produtos (como computadores, máquinas fotográficas, filmes, videos, músicas, livros, páginas de internet, etc.) que possam ser de interesse do usuário, esses sistemas procuram e identificam padrões de interesse, perfil e consumo. A partir desses padrões os sistemas deinteligência artificial geram associações entre produtos e consumidores aplicando técnicas de filtragem colaborativa.

Com a ajuda dos sistemas de recomendação as vendas pela internet podem se aproximar do conceito criado por Jeff Bezos, presidente da Amazon, de “uma loja por cliente. Pensar no usuário é fundamental para manter-se num mercado tão competitivo como a internet. Não é à toa que a Amazon é um dos e-commerce mais bem sucedidas da história.

“Sistemas de Recomendação processam as informações que o usuário dá ao site durante a navegação e entregam dicas de produtos relacionados aos gostos e interesses do consumidor, fazendo parte dos sistemas de Behavioral Targeting, ou Marketing Comportamental.”

Porém só a utilização de Inteligência Artificial, Filtragem Colaborativa e outras técnicas computacionais não garantem o aumento de conversão, pois o consumidor precisa impactado de maneira positiva pelas recomendações, a seguir você encontrará dicas e melhores práticas de como direcionar o usuário-consumidor para uma melhor compra.

Elementos de uma vitrine

Título

  • Utilize cores diferenciadas do layout do site;
  • Utilize números: “60% das pessoas” constroi um fator de confiança na cabeça do consumidor.

Cores

  • Utilize cores contrastantes que dêem destaque para a seção de recomendação. Cuidado para não sobrecarregar, a seção deve parecer como um anúncio.

Produtos

  • Oferece sempre poucas opções. Apenas 3 ou 4 recomendações são suficientes.

Chamada para ação (Call-to-action)

  • Se você utilizar mais de uma chamada pra ação, tenha uma como principal com maior destaque dentro da seção de recomendação.

Melhores práticas

  • Confira as melhores práticas para conseguir um maior índice de conversão de suas vitrines de recomendação.

Menos sempre é mais:

Mostrando poucas recomendações, torna a decisão do consumidor mais fácil. Um bom número de produtos na lista é 3 ou 4, não faça uma lista grande. Tornará a escolha muito mais difícil pelo internauta.

Tente o Up-Sell, pelo menos o Cross-Sell

O propósito de fazer recomendações é para aumentar o valor do pedido e/ou fazer a venda mostrando melhores opções por um preço próximo do produto visualizado.

Exclua Recomendações

Você não deve recomendar produtos antigos quando alguém está tentando comprar a última versão do mesmo produto. Seja mais criativo e venda mais.

Descontos funcionam

Ofereça pacotes de produtos com descontes. Seus consumidores prezam pelo dinheiro. Com um lucro menor em alguns produtos, mas o valor de pedido maior garante uma boa margem.

Senso de urgência

Quando oferecer um desconto ou valor especial, tire vantagem disso criando urgência, dando um prazo curto para o consumidor efetuar a compra. Isso irá aumentar os cliques e as conversões.

Continue testando

Como garantir que essas práticas funcionarão e continuarão funcionando em seu negócio? Continue testando permanentemente. Teste chamadas para ação, títulos, cores, etc. Utilize softwares de testes gratuitos como o Google Website Optimizer.

Fontes