O fortalecimento do e-commerce segue como tendência em 2023, avançando inclusive em participação sobre as compras nas lojas físicas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Visa, o volume das compras online no Brasil deve atingir US$171 bilhões em 2023, com um crescimento global das vendas online estimado em 16%, enquanto que as vendas de lojas físicas devem cair 10% até 2023.
Um dos fatores que têm contribuído para levar o consumidor cada vez mais às lojas virtuais são os serviços logísticos customizados, que trazem conveniência, facilidade e segurança no recebimento das encomendas. A Black Friday de novembro e o período de vendas de Natal demonstraram que os serviços customizados, juntamente com a busca por custos de frete menores, tornam-se cada vez mais relevantes no processo de compras, e essas são tendências em 2023.
Rastreamento e integração logística
O rastreamento das mercadorias, um dos primeiros serviços implantados na área logística do e-commerce, por exemplo, ganhou efetivamente adesão, e hoje estimamos que 95% dos consumidores rastreiam as suas compras pelos aplicativos. A rastreabilidade da encomenda durante todo o percurso é obrigatória para suprir os clientes com informações precisas e em tempo real. E isso se aplica não apenas aos consumidores, mas também a embarcadores e sellers de marketplaces.
A integração logística, com a troca de informações entre os sistemas do embarcador e o da transportadora, é o ponto de partida de uma plataforma que permite a cotação do frete, a checagem da situação da encomenda e a confirmação da entrega, além da possibilidade de gerar faturas e cobranças. Ou seja, é um serviço que traz tranquilidade e segurança a todos.
Horário de entrega, PUDOS e redução do frete
Avançando nas soluções inovadoras para que o cliente acompanhe a sua compra, podemos destacar ainda o serviço digital que informa o destinatário sobre o horário de entrega via SMS e e-mail, já no dia da entrega, com a janela de uma hora de variação até a chegada efetiva da encomenda.
Outra tendência que deve se confirmar em 2023, na oferta de serviços customizados, é a retirada de produtos em pontos de PUDO (Pick Up & Drop-Off). As previsões apontam que, em menos de cinco anos, essas soluções representem cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e o da Europa. Além de dar mais flexibilidade aos consumidores, principalmente para aqueles que não dispõem de uma portaria para receber o produto no momento em que ele chega – e isso pode ocorrer ao longo de alguns dias, nos diversos horários do dia -, a retirada nesses pontos tem outra vantagem: o custo do frete.
Ter opções que vão reduzir ou eliminar o custo do frete é um ponto que cada vez mais os consumidores consideram na hora de escolher a loja na qual farão sua compra. No Brasil, a grande extensão do território nacional torna bastante desafiadora a questão do custo do frete quando o ponto de estocagem do produto está distante da casa do consumidor, podendo até inviabilizar e prejudicar a compra. Em contrapartida, os serviços de retirada das encomendas do e-commerce em pontos comerciais estrategicamente localizados reduzem significativamente o insucesso nas entregas e os custos logísticos, tanto para os embarcadores quanto os consumidores finais. Em média, eles têm um custo 20% inferior do que a entrega domiciliar.