- A loja virtual vende os mesmos itens que a sua loja?
- Estão posicionados da mesma forma no mercado?
- Vocês atendem o mesmo público?
- Ambos conseguem oferecer frete grátis?
- Você sabe como esse possível concorrente cobra pelo frete?
- Ambos têm o mesmo prazo de entrega para as mesmas categorias e nas mesmas regiões?
- Essas são algumas perguntas simples que podem ajudar você a identificar seu real concorrente.
Será que todo mundo concorre comigo?
Antes de traçar estratégias de marketing para sua loja virtual é importante fazer a seguinte pergunta: Afinal, quem são meus concorrentes de verdade?
O erro de alguns lojistas e balizar suas estratégias considerando um determinado número de concorrentes que nem sempre são, de fato, concorrentes.
Por exemplo: Uma loja pequena focada em venda de acessórios para celulares para classe C traça como objetivo chegar no nível de venda de um grande varejista, com marca estabelecida no mercado há anos e com público das classes A e B. Faz sentido brigar com gigantes? Isso realmente depende muito do seu posicionamento de mercado.
Um outro exemplo é pensar em uma banca de jornal, ela necessariamente concorre com uma revistaria de um shopping center? Essa é uma falha comum entre alguns varejistas: pensar que toda loja que venda os mesmos produtos são concorrentes.
É importantíssimo conhecer de perto seus concorrentes para saber exatamente o que eles estão fazendo. Ter visão sobre o seu portfólio de produtos e saber como eles praticam os preços.
Tenho algumas dicas para você se basear na hora de pensar em seus concorrentes diretos, para monitorar os preços e construir sua estratégia de venda baseada nos dados dessa análise: