Do dia 11 ao 14 de setembro, ocorreu o evento Dreamforce 23, uma das principais conferências promovidas pela empresa Salesforce.
Com relação ao evento, nós podemos ter uma visão de quais serão os próximos passos da Salesforce com os seus produtos e serviços incluindo o marketing cloud.
O Marketing Cloud Engagement é um produto da Salesforce que tem como objetivo aprimorar a jornada do cliente de forma omnichannel (multicanal), possibilitando disparos de comunicações de e-mail marketing, SMS, Push, Whatsapp, entre outros canais. Dentro da plataforma, também temos a possibilidade de realizar análises com base nos disparos de comunicações realizados, construir landing pages para enriquecimento de base ou criação de pesquisas de satisfação para os nossos clientes e realizar integrações com mídias sociais para melhorar a experiência do nosso usuário de forma completa.
Novas funcionalidades
Foram anunciados durante o evento funcionalidades do marketing cloud com o objetivo de aprimorar a construção de e-mails utilizando IA.
Teremos a funcionalidade do E-mail Content Creation, que terá como objetivo criar o copywriting tanto dos textos no corpo do e-mail como também no assunto dele.
Outra feature que divulgaram foi a parceria com a empresa de IA Typeface, que é uma empresa com foco em criação de conteúdo para empresas utilizando IA generativa. Essa parceria irá possibilitar o reaproveitamento de imagens de produto do cliente e a geração do fundo da imagem com base na necessidade dele – tudo isso utilizando IA generativa.
Um produto complementar ao marketing cloud de igual importância é o Data Cloud, uma ferramenta da Salesforce responsável por unificar dados de diversos sistemas do cliente em um só lugar, possibilitando termos uma visão única do cliente (Single Source of Truth), o que nos dá o ferramental para podermos impactá-lo durante sua jornada nos momentos mais precisos e customizados.
Com o Data Cloud, conseguimos também criar segmentos de usuários e ativar esses segmentos em diversos locais, como: dentro do marketing cloud para disparos de comunicações, em redes sociais como Meta ou Google Ads para personalizar a experiência nossos clientes em redes sociais e até mesmo exportar o segmento ao S3 a fim de termos flexibilidade de escolher em qual sistema utilizaremos esse segmento.
Com base nesse produto, tivemos o anúncio da funcionalidade Segment Creation, responsável por criar segmentos na ferramenta a partir de linguagem natural, sem a necessidade de construirmos query ou utilizando a interface drag & drop, o que aumenta cada vez mais a nossa produtividade na ferramenta.
Por fim, dentro de todo o sistema marketing cloud, temos também o Marketing Cloud Personalization, produto focado na personalização da experiência do usuário em qualquer canal (desde website até PDV).
Com ele, podemos atuar com recomendações de produtos do e-commerce com base no comportamento do usuário, utilizando inteligência artificial e dados do nosso cliente. Conseguimos também disparar pushs no canal mobile e até mesmo criar “pop-ups” na página caso o usuário tenha intenção de sair dela para conseguirmos diminuir o churn rate naquele canal em específico.
Como conclusão, podemos ver que um dos principais focos da Salesforce está no investimento em inteligência artificial e, também, na utilização do Data Cloud com ativação em diversas plataformas (como Meta, Google Ads, marketing cloud etc.). Também podemos prever que, com o avançar do tempo, o Data Cloud será um pilar importante no trabalho desenvolvido com o Marketing Cloud Engagement, podendo criar uma combinação poderosa para os clientes.
Uma possível combinação poderá ser utilizar o Marketing Cloud Engagement para disparo de comunicações e construção de jornadas dos clientes, o Data Cloud para segmentações e ativações em diversos sistemas, e o Marketing Cloud Personalization para personalização da experiência do usuário em diversos canais (web, PDVs, e-mail, app etc.). Essas ferramentas criarão um ecossistema de automação de marketing maduro e produtivo para o nosso negócio, independentemente da indústria.