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Qual é a hora certa para criar um e-commerce para sua empresa?

Gestores de lojas offline e até os que já têm sites institucionais buscam ampliar o negócio com a criação de um e-commerce. Mas, a dúvida sobre o melhor momento para ter uma loja virtual pode adiar não só a decisão, mas também grandes oportunidades.

Hoje, o nosso texto discutirá sobre o momento certo para você investir na implementação de uma loja virtual. Confira a seguir dicas, pesquisas e tendências para guiar o seu projeto online da melhor forma!

Crescimento do e-commerce em 2015

O relatório WebShoppers, da E-bit, estima o crescimento de 20% nas vendas em e-commerce no ano de 2015. Vale destacar que, comparado ao ano de 2014, o aumento da projeção de vendas também foi de 20%, totalizando a estimativa de R$ 43 bilhões.

O aumento está diretamente ligado ao crescimento dos pedidos online e a estimativa para esse ano é de que 122,9 milhões de pessoas estejam comprando pela internet.

O ano de 2015 é forte, pois a cultura de comprar pela internet também está fortalecida no país. Até os consumidores mais conservadores estão se adaptando ao comércio online, principalmente pelas promoções, variedades e a praticidade de poder comprar sem sair de casa.

Quando a demanda não encontra a oferta

As empresas estão compreendendo mais a necessidade de fazer parte do mercado online e buscando vantagens competitivas através desse espaço. O mundo avança para dentro da internet e quem não se preparar para fazer parte dela ficará atrás da concorrência que já está preparada.

Um caso interessante é a da loja Caixa Vintage Brechó, em São Paulo: modelo de negócio que atrai a atenção até mesmo dos públicos de classes A/B. Com uma proposta inovadora e interessante de vendas, a pequena empresa conta com site e páginas nas redes sociais. Ela recebe diariamente mensagens e publicações de pessoas que adoram as peças, mas moram em outros bairros, cidades e até países. Esses potenciais clientes adorariam ter uma loja virtual da marca para comprar as roupas, mas a loja não existe.

Viu só a oportunidade que a empresa está perdendo? Não importa se há medo de investir em uma loja virtual, pouco capital ou falta de conhecimento. A loja perde dinheiro, público e oportunidades todos os dias!

Algumas tendências do e-commerce

  • Dispositivos móveis ganham ainda mais força

O comércio digital ganhou forças nos dispositivos móveis e a mudança no comportamento do consumidor deve ser compreendida como oportunidade pelas lojas virtuais.

Aproximadamente 10% dos brasileiros fizeram compras através de dispositivos móveis em 2014, segundo a pesquisa da e-Bit. Em 2015, esse número deverá crescer muito mais, principalmente pela popularização de smartphones com acesso à internet.

  • Customização de atendimento e navegação

A experiência personalizada do usuário é um dos fatores decisivos para o sucesso do e-commerce. A personalização na comunicação com os clientes e na própria navegação nas lojas virtuais se intensificará.

Ações nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing prometem seguir a tendência, levando sempre em conta experiências anteriores do público.

Já existem ferramentas que utilizam o histórico de cada usuário e mostram as ofertas mais indicadas para o seu perfil. Isso comprova que as estratégias de segmentação para atender a individualidade dos consumidores são fundamentais para maximizar as vendas.

  • Mídias sociais fortalecidas

As mídias sociais influenciam mais do que nunca o comércio online. Facebook e Twitter já contam com botões de “compre agora”, e em 2015 as tendências prometem expansão para o Instagram e outras plataformas.

A integração com as redes sociais oferece novas ferramentas importantes para o e-commerce. Listas de desejos de determinada loja, por exemplo, poderão ser criadas no Facebook pelos usuários.

  • Comércio sem fronteiras

Assim como no caso do brechó que recebe mensagens de consumidores de vários lugares do mundo, os varejistas precisam entender de uma vez por todas a importância do comércio sem fronteiras. Plataformas globais são oportunidades únicas de crescimento. E não pense que as pequenas empresas estão fora dessa possibilidade, pois esse é um caminho interessante para negócios menores que têm potencial para crescer até fora do país.

  • E-commerce de nicho

No Brasil, o comércio eletrônico é competitivo, e escolher um e-commerce de nicho pode destacar a sua loja no mercado. Há nichos que não são explorados, e um serviço diferenciado poderá fazer da sua loja uma referência no segmento.

  • Design

Pessoas que não estão familiarizadas com a internet estão migrando para o e-commerce. Segundo relatórios da PNAD (Pesquisa Nacional por Auxílio de Domicílio) entre 2005 e 2011, o número de pessoas idosas que acessam a internet cresceu em 222,3%.

Essa parcela de consumidores tende a aumentar em 2015 e é por esse motivo que o design das lojas deve ser simplificado, para que o usuário não se perca no site e acabe desistindo do pedido.

  • A força do Brasil no e-commerce

Segundo a ABCOmm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), os ganhos no brasil no e-commerce foram de cerca de R$ 39 bilhões.

Em 2015, a expectativa é que o Brasil se torne a quarta maior economia do mundo em e-commerce e isso significa deixar para trás potências como a França, Reino Unido e a Alemanha.

No ano de 2012, o Brasil representava 3% do mercado de compras online mundial. Em 2015, o número pode chegar a 4,5%, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão.

A hora de investir na implementação de um e-commerce para sua empresa é agora! O cenário atual é animador para a abertura de lojas virtuais, e agora é o momento certo para você garantir a presença do seu negócio na internet.