Por Filipe SinhoreliZoldan, Web Designer na JET E-Commerce e Marcelo F. Silva, Diretor de Arte e Criação e Coordenador de Integração na JET E-Commerce
O mercado de e-commerce, apesar de ser emergente, já oferece um ambiente bastante concorrido para qualquer segmento. Considerando que a grande maioria das lojas virtuais compartilham recursos similares, mesmo sendo plataformas de diferentes fornecedores, preços, promoções, entre outras características criadas para chamar a atenção do consumidor, o que mais seria importante? O que pode ajudar a fazer a diferença?
O design
Não importa o tamanho do seu investimento em plataforma, propaganda, mídias sociais, campanhas no Adwords, segurança, logística, gestão, ou qualquer outro esforço gasto em ações para alavancar as vendas. Se o design não presta, tudo isso cai por terra.
Se a sua loja virtual tem tudo isso, mas não tem um design caprichado, vai sofrer com o preconceito dos usuários. Loja feia não vende. Fato.
O design atrai, enche os olhos, passa credibilidade, reforça a identidade da loja virtual com a marca e, consequentemente, desperta a confiança do consumidor.
Além da beleza, o design cumpre a função de oferecer um ambiente organizado, bem elaborado e coerente. Aplica os preceitos de usabilidade, faz as cores terem sentido e cumprirem seu papel de guiar psicologicamente o usuário enquanto navega, atraindo seus olhos e cliques para as áreas certas, estimulando sua vontade e a compulsão pela compra.
Nada mais repugnante aos olhos do consumidor do que uma loja virtual desarrumada, com informações (em excesso ou faltando) soltas e sem nenhuma liga ou nexo, textos minúsculos (ou gigantes), fontes ilegíveis e fotos de produtos mal produzidas. Isso tudo só para enumerar o básico. São dezenas de pequenos detalhes que compõem o layout de uma loja virtual e que devem ser devidamente cuidados pelo design.
E mais: o bom design pode ajudar no SEO da loja virtual. Como? Oferecendo, além da beleza, um ambiente adequado para as técnicas e as ferramentas de SEO funcionarem adequadamente e de forma mais clara e eficaz.
O resultado dessa mistura bem elaborada reflete na confiança do cliente, que irá clicar mais, navegar mais, voltar sempre e quem sabe até trazer com ele aquele amigo indicado. Aprecie o aumento nas visitas, pageviews, conversões e veja como isso vai impactar na relevância do seu endereço nos resultados de busca.
Importante também é a manutenção do seu e-commerce, com atualizações e novas ferramentas. Novos recursos surgem a todo tempo no mercado e é sempre bom ter alguém focado nas mudanças do mundo virtual, como também uma empresa especializada para fazer o negócio progredir. Essas novidades, em grande, parte são aplicativos de front end de loja, que foram desenhados, pensados e receberam o design ideal para cumprirem sua função de otimizar a loja, do processo de venda e da taxa de conversão.
O design não deixa segredos. Ele mostra o caminho para o usuário, da vitrine ao momento do pagamento, conduzindo-o por um ambiente seguro, bem construído, proporcionando o menor número de cliques possível entre o desejo de comprar e a informação do número do cartão de crédito no pagamento do pedido.
As lojas virtuais disputam o consumidor oferecendo-lhe oportunidades, descontos, promoções, e quem ganha a preferência é aquela que oferece a melhor experiência geral de compra. E uma boa fatia dessa experiência positiva é proporcionada pelo design. O restante é apenas plataforma.
*Filipe SinhoreliZoldan
Web Designer na JET E-Commerce
filipe@jet.com.br
Marcelo F. Silva
Diretor de Arte e Criação e Coordenador de Integração na JET E-Commerce
marcelo@jet.com.br
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