Logo E-Commerce Brasil

Projeções de crescimento da participação do e-commerce no varejo entre 2024 e 2028; Brasil na frente da China!

Por: Ângelo Vicente

CEO e Fundador da SELIA Fullcommerce

Mestre em Ciências e Gestão de Tecnologia, pelo MIT Sloan School of Management (2023). Fundador da e-Cadeiras e da SELIA Fullcommerce, onde exerce o cargo de CEO atualmente. Com uma trajetória de mais de 12 anos no setor de comércio eletrônico, Ângelo é movido pela paixão em explorar o potencial de novas tecnologias, sempre com o objetivo de agregar valor significativo para seus clientes e parceiros. Além de seu papel na SELIA, ele é uma figura proeminente no cenário de E-Commerce, onde contribui ativamente para a comunidade do setor, participando como articulista, conferencista, professor e palestrante em diversas instituições de ensino e eventos. É membro do Conselho do E-Commerce Brasil e Cofundador da Escola Superior de E-commerce - ESECOM.

À medida que o mundo avança para uma era cada vez mais digital, o comércio eletrônico desempenha um papel fundamental no cenário varejista global. Em 2023, as vendas online representaram mais de 19% do total de vendas no varejo em todo o mundo, e as projeções apontam para um crescimento significativo nos próximos anos.

De acordo com dados recentes da Statista Digital Market Insights, espera-se que até 2027, o comércio eletrônico represente cerca de um quarto de todas as vendas no varejo em escala global. Esse aumento é impulsionado pelo crescimento contínuo das compras online, com as vendas globais atingindo quase cinco trilhões de dólares em 2021 e previsões para ultrapassar os sete trilhões de dólares até 2025.

Taxa de crescimento anual composta (CAGR) das vendas de comércio eletrônico no varejo de 2024 a 2028

De acordo com o estudo, o Brasil está entre os 5 países onde a participação do e-commerce no varejo terá maior crescimento entre 2024 e 2028, a frente da média global e de países como a China.

Durante a pandemia da COVID-19, testemunhamos um crescimento sem precedentes no comércio eletrônico, especialmente em economias emergentes como a América Latina, onde o Brasil vem se destacando de forma significativa.

Além disso, o mobile commerce está em plena ascensão, e as compras por meio de smartphones estão conquistando um espaço cada vez maior no mercado. Os varejistas estão investindo em experiências personalizadas para atender às necessidades dos consumidores, aprimorando a interação e fidelização dos clientes.

O futuro do varejo é digital, e as empresas que se adaptarem a essa nova realidade estarão bem posicionadas para o sucesso.

Vamos juntos explorar as oportunidades que o comércio eletrônico nos reserva para os próximos anos!