Não há dúvidas que hotsites são ferramentas poderosas, basta olhar para um hotsite bem feito que é praticamente impossível não recomendar seu uso. Mas o que justifica a criação de um hotsite para aumentar as vendas?
- Sazonalidade – datas comemorativas.
- Lançamento – lançamento de um produto.
- Promoção/Saldão – virada de coleção, mostruário.
Como medir os resultados ?
Vale lembrar que um hotsite sozinho não aumenta o tráfego da loja, ele somente irá aproveitar melhor o tráfego que já existe. Portanto, o resultado da criação de um hotsite deve ser ao menos a redução do bounce podendo ocorrer tb um aumento da taxa de conversão, o que seria o melhor resultado possível.
A redução do bounce irá gerar um aumento na quantidade de visitas “úteis” (non bouce visits) que terão um per visit value maior. Esse aumento na quantidade de visitas sem bounce determinará o sucesso da ação. Se isso vier acompanhado de um aumento na taxa de conversão o resultado será melhor ainda.
Obviamente existem outras métricas que também influirão no resultado mas normalmente a métrica que mais sofre variação tende a ser o bounce.
O sucesso de um hotsite pode servir de base para o redesign futuro do site ou partes dele. Por essa razão é interessante que se experimentem novas formas de navegação ou novos elementos quaisquer que sejam.
O hotsite deve estar relacionado com um dpto de alto giro para que se tenha um universo considerável de bounce a reduzir e um universo considerável de produtos a vender. Não faz sentido criar um hotsite para um departamento de baixo giro.
Não se recomenda fazer um hotsite para melhorar departamentos de baixo giro. Existem outras ações mais indicadas para esse tipo de correção.
O hotsite deve ser pensado como uma ferramenta de musculação ( melhorar o que já esta bom) mas nunca de fisioterapia ( melhorar o que esta ruim).
Boas vendas!