É bastante comum ouvirmos de pequenos e médios empreendedores que desejam entrar no varejo online a seguinte frase: “Ah, eu jamais vou conseguir ter sucesso, pois meu produto concorre com o de grandes concorrentes”.
Pensar assim é um erro. Uma das coisas mais interessantes sobre o ecommerce é que há espaço para grandes, médios e pequenos varejistas. O sucesso não está no porte da loja virtual, e sim, em como ela atua no mercado. Portanto, se você deseja êxito, veja algumas dicas para as PMEs virtuais.
Invista!
Investir numa loja virtual é o mesmo que investir em uma loja física. O ecommerce requer uma boa plataforma, bom atendimento, boa taxa de entrega, condições de pagamento na expectativa do cliente – realmente igual ao varejo tradicional. Destacar-se no varejo online requer planejamento e estratégias de marketing.
Tenha parceiros
Ter uma loja virtual nunca é para amadores. Tenha trabalhando com você especialistas nas mais diversas áreas da operação de um ecommerce. Sua equipe não precisa ser gigante, mas precisa ser de quem entende do assunto.
Trabalhe com diferenciais
O grande segredo para uma PME virtual é trabalhar com um diferencial. Ou seja, oferecer ao mercado algo único e exclusivo, tornando-se referência nisso. Encontre também o seu nicho de mercado, ou seja, o seu público específico. Essa é uma das grandes tendências para o ecommerce e aqui as pequenas e médias lojas virtuais estão em vantagem.
Siga o preço do mercado
Não é porque você tem um diferencial único que pode definir o preço que quiser. Quem dita o preço é o mercado e os usuários pesquisam e comparam preço – fator importantíssimo na decisão de compra.