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Por que é uma boa ideia oferecer Pix para o e-commerce no Natal?

Por: Alan Chusid

Alan se graduou em Administração de Empresas pela ESPM. É um dos cofundadores do Neon, um dos principais bancos digitais do Brasil, do qual foi Diretor Comercial & Negócios. Antes do Neon, Alan fundou uma empresa de tecnologia focada em logística chamada Speedyboy. Anteriormente, ele trabalhou como trainee na Andrade Gutierrez e no mercado financeiro na divisão de Asset Management da Advis. Alan também é dono e aconselha empreendedores de diversos setores, em empresas como a Naked Nuts, Troco Simples e Linus.

Foi com uma onda de recordes que o Pix comemorou o seu primeiro ano em funcionamento. Se no Natal do ano passado o Pix não possuía tanta popularidade, agora o que assistimos é justamente o contrário: o boom do Pix. O meio de pagamento caiu no gosto dos brasileiros, deu o que falar na Black Friday e tem tudo para arrasar no Natal. Sem dúvidas consumidores e varejistas ganharam um super parceiro para as festas de fim de ano, basta saber aproveitar os seus benefícios.

Regulamentado pelo Banco Central, o Pix começou a operar no Brasil em novembro de 2020 e desde o início as expectativas em volta da forma de pagamento eram grandes, afinal, as características do Pix reuniam (e reúnem) tudo o que o universo financeiro precisava para inovar com qualidade. 

Olhando um pouco para trás, as datas comemorativas, por exemplo, tiveram participação especial para o amadurecimento do Pix entre o público. Um estudo realizado pela Spin Pay demonstrou que o uso desse meio de pagamento cresceu dentro dos e-commerces que são parceiros da empresa em determinadas comemorações. No Dia das Mães, o pagamento utilizando o Pix cresceu 10%.

O mesmo aconteceu no Dia dos Namorados, uma data igualmente importante para o comércio brasileiro. Observando o desempenho com o Pix nos e-commerces parceiros da empresa, a conclusão foi de que o crescimento foi ainda maior na semana do dia 12 de junho: as compras usando o Pix como forma de pagamento cresceram 34,8%.

Todos esses momentos (assim como em outras datas estratégicas para o varejo) foram essenciais para a consolidação do Pix entre os brasileiros. Mas além da importância de cada data em si, todos os resultados só foram possíveis levando em conta os benefícios do Pix. O meio de pagamento transforma a experiência do cliente, torna tudo mais simples e facilita todas as etapas que envolvem a operação dos varejos. Comprar e ter a entrega em mãos nunca foi tão fácil.

Observando o que deu certo para outras datas comemorativas e somando isso ao avanço cada vez maior do Pix no Brasil, é possível projetar todo o sucesso que já vimos para a época do Natal. Tanto quem consome, como quem oferece produtos é prova de que o Pix é excelente para esses momentos. Mas agora, existem alguns diferenciais que entram para o jogo.

Fora todas as vantagens do Pix, não há como descartar que o meio de pagamento ganhou um espaço enorme no Brasil. O número de usuários do Pix já ultrapassou a marca de  100 milhões de pessoas no país e isso significa muito para apenas um ano no ar. Indo além, atualmente o serviço representa 12,8% dos pagamentos feitos no Brasil, segundo o BC.

Para complementar esses números, o BACEN também tem trabalhado intensivamente em uma agenda evolutiva para o Pix e com isso temos em mãos uma série de novas funções do Pix. O Mecanismo Especial de Devolução e o Iniciador de Pagamentos são dois ótimos exemplos.

Com todas essas cartas na mesa,  não restaram dúvidas de que contar com tudo o que há de mais tecnológico no mundo dos meios de pagamento é aproximar da realidade os sonhos do seu e-commerce. Em uma época repleta de magia, como é o Natal, realizar sonhos nunca se tornou tão simples, seja para para o varejista, seja para o cliente.

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