Super descontos, entrega rápida e bom atendimento é o que todo consumidor espera de sua loja. Mas, o que você pode fazer para diferenciar sua empresa dos concorrentes?
Interagir com eles é uma ótima opção. Comentários e opiniões de consumidores sobre produtos já existem em diversas lojas online, mas você já pensou em usar perguntas e respostas?
Acredito que você que lê esse artigo já fez “Perguntas” e/ou pesquisou “Respostas” em diversos Fóruns espalhados pela internet. Sempre que temos um problema com o smartphone, computador, etc, pesquisamos no Google e temos várias soluções escritas por diversas pessoas que participam desses Fóruns.
Quando temos a intenção de comprar um produto, os comentários ajudam muito em nossa tomada de decisão. Isso é bom para os consumidores e bom para os varejistas, no Reino Unido 79% dos varejistas online tiveram efeito positivo sobre as taxas de conversão com a adição de classificações e análises de consumidores em suas plataformas (eMarketer).
Mas, e as P&R , quais os benefícios?
Há alguns anos as lojas online dos Estados Unidos e Europa utilizam Questions & Answers em suas plataformas como forma de ter um diferencial competitivo além dos comentários e opiniões, facilitando que os consumidores tirem suas dúvidas que podem ser as dúvidas de muitos outros.
Analise feita em 5,8 milhões de pontos de dados de 210 países, revelam que os visitantes que interagem em comentários e perguntas e respostas em lojas online são 105% mais propensos a comprar durante a visita e gastar 11% mais (Bazaarvoice).
Uma seção de P&R em lojas online permite que o consumidor interaja no produto lendo, respondendo e perguntando. É uma união de um sistema de comentários de produtos com um Fórum de discusão, tudo isso em sua plataforma. O interessante é que essa ferramenta poder ser usada: (a) antes da compra onde ele pode escrever para tirar uma dúvida; (b) durante a compra onde ele se sentirá seguro lendo as P&R de outros consumidores; (c) e também depois da compra caso esteja com algumas dúvidas sobre como utilizar o produto.
A vantagem óbvia da hospedagem das P&R no seu site é que ele tira as dúvidas dos consumidores e ajudam na tomada de decisão de compra, mas esse conteúdo saudável também pode contribuir muito para sua estratégia de SEO. Existem provas claras de crescimento no número de pesquisas que incluem palavras-chave formuladas sob a forma de questão nos mecanismos de busca.
Isso faz sentido, pois o Google está se posicionando não apenas como um mecanismo de busca, mas também como um serviço para dar respostas específicas a perguntas de usuários. Essa informação é clara após a confirmação de compra de uma patente no ano passado pelo Google, que indicou que ele pode estar procurando respostas para integrar em sua página de resultados de pesquisa. Bill Slawski explicou isso no blog SEO by the Sea.
“Search, Plus Your World” – Assim foi apresentado o Google Social Search em Janeiro. Além de responder as perguntas que fazemos, as respostas de nossos amigos estarão nas primeiras páginas.
Vale a pena verificar como a Store.apple.com, Petco.com e OverStock.com utilizam esse recurso de forma muito eficaz, pois com um bom planejamento na implantação dessa ferramente, seus consumidores podem interagir em todos os produtos que pretendem comprar ou já compraram com suas perguntas e suas respostas, e o mais interessante é que o Google pode utilizar suas respostas no SERP após milhares de perguntas de consumidores.
Eu pergunto: O que você acha dessa ideia em sua loja?