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Google Shopping – O que sua loja ganha publicando comentários lá?

Já escrevi aqui no blog que pouco se fala dos reviews do Google Shopping (GS) no Brasil e sobre a relevância que os reviews têm no SERPs do Google. Para quem ainda não leu, fica uma dica preciosa para que sua empresa se antecipe ao mercado: http://goo.gl/7PqFh

Abro um parêntese para falar sobre: “antecipação ao mercado”. A alta capacidade de visualizar o futuro é que mantém uma empresa a frente de seus concorrentes. Isso vale pra qualquer empresa, pequena, média ou grande.

Nos últimos anos muito se tem falado das dificuldades da Kodak. Ícone da indústria fotográfica com o centenário slogan “You push the button, we do the rest” (Você aperta o botão e nós fazemos o resto), poderia ter forte presença até hoje nos momentos felizes de nossas vidas. E dentre vários problemas, a incapacidade de visualizar o futuro frente aos concorrentes, foi um fator predominante para a situação de hoje.

O futuro não está à nossa frente. Ele já aconteceu.” (Kotler, 2000, pg.23). Sei que fica mais difícil refletir e buscar algo no futuro para sua loja lendo essa frase celebre de Philip Kotler, mas ai é que está a diferença. Reserve um tempo para pensar e pesquisar o que você pode fazer para sua loja estar sempre à frente dos concorrentes. A chance de errar existe, mas não mirar em nada é erro ainda maior.

Voltando ao futuro que está acontecendo, criar estratégias para que seus consumidores deixem suas opiniões sobre os produtos em sua loja virtual é um dos caminhos para aumentar a conversão. Está mais que provado, em diversas pesquisas, que é um fator importante na tomada de decisão de compra. Nos Estados Unidos empresas especializadas em reviews apresentam várias cases de sucesso de empresas que começaram a olhar os comentários de consumidores de uma forma diferente e passaram a colher os frutos dessa visão, vale a pena ler alguns em Powerreviews.com. Aqui no Brasil algumas empresas já estão dando atenção especial nesse quesito com sucesso.

Mas, por quê os comentários dos meus clientes sobre produtos, podem ajudar quando eles estiverem no GS?

Analise uma pesquisa por categoria de produto digitando a seguinte palavra no Google.com.br: ‘PERFUME’ (reforço: no Google e não no GS!), perceba que na primeira página da SERPs consta os “Resultados de compra para Perfume” com três produtos. Como a imagem abaixo:

Perceba que todos têm estrelas e comentários e esse ranking funciona assim:

  • O primeiro produto é o que tem mais estrelas positivas eleitas pelos consumidores;
  • O segundo produto é o que tem mais comentários;
  • O terceiro é o que está em segundo lugar em porcentagem de estrelas positivas ou um cruzamento dos itens 1 e 2.

Fizemos essa analise cruzando dados da loja Sepha.com.br (que é parceira do Comenta) e dados do ranking de produtos da categoria ‘perfumes’ do Comenta.com.br. Ambos (Sepha e Comenta) estão no GS com reviews o que facilitou perceber que, dentre milhões de perfumes que já estão no lá, a resposta da pesquisa de um consumidor que está procurando um perfume, serão os perfumes que são mais aprovados por outros consumidores. Pode fazer essa pesquisa em tablets e smarphones, o resultado será o mesmo.

Agora imagine suas categorias sendo apresentadas dessa forma no SERPs e os resultados que você pode ter! Imaginou? Acrescente um item a mais em sua imaginação – É GRÁTIS!

O que é preciso para que os comentários da sua loja apareçam no Google Shopping?

Além de ter comentários em sua loja, apenas duas coisas:

  • Preparar o XML de reviews nos padrões do GS;
  • Fechar o contrato dos reviews com a equipe Google Shopping Brasil.

Vale a pena lembrar também que o GS é baseado em regras de SEO, ou seja, dedique-se em desenvolver um XML com dados completos, os mais completos possíveis, principalmente trabalhando a taxonomia de categorias Google. #ficaAdica.

Por ser grátis o GS não tem uma equipe comercial, por isso a necessidade de correr atrás da informação. Corra! Se precisar de alguma ajuda, conte conosco, o Comenta também é GRÁTIS e utiliza o mesmo padrão de XML do GS.