- Quais os problemas que os clientes tem que nosso serviço ou produto pode resolver?
- Como você descreveria nosso negócio para uma pessoa que nunca ouviu falar da empresa?
- Quais as perguntas mais comuns dos leads sobre nosso negócio?
Pesquisa de palavras-chave: como ser encontrado por conteúdos e produtos
Ser encontrado entre tantos outros e-commerces no setor é um desafio. Grandes nomes sempre aparecem primeiro e, sem investimento em mídia paga, sua loja fica para a segunda página. Entretanto, um SEO bem feito, com palavras-chave certas para suas páginas de produto e para seus conteúdos de blog, pode alterar esse cenário.
As palavras-chave são essenciais para uma boa estratégia de inbound commerce. Vamos detalhar para você como definir os melhores tópicos para se criar páginas e conteúdos de forma adequada para o seu público, para melhorar o SEO, aumentar o ranking orgânico e o tráfego online do seu site em ferramentas de busca com a pesquisa de palavras-chave.
Defina seu público
Tudo começa com a definição de suas buyers personas, assunto já tratado no blog que você pode acessar aqui.
É só a partir de um bom conhecimento do seu público que é possível criar uma lista de palavras-chave em total sintonia com os problemas pesquisados, a linguagem utilizada e a forma de expressão de cada um deles.
Desta forma, a melhor maneira de começar esta lista é reunindo as palavras-chave encontradas na descrição de suas buyers personas, em seus objetivos, desafios e histórico. Pense nas perguntas mais comuns do seu público relacionadas ao seus serviços e adicione à lista.
Pergunte aos reais interessados
O segundo passo é conversar com seus reais compradores e prospecções. Faça entrevistas com perguntas sobre os principais problemas referentes aos seus serviços, produtos ou a indústria do setor em geral.
Monitore suas atividades nas mídias sociais a partir de ferramentas de SEO e procure por assuntos e palavras relacionadas ao seu negócio que estão na boca de quem efetivamente procura e compra seus serviços ou produtos.
Além da utilização de ferramentas como o SEMrush, uma boa estratégia para encontrar o que está sendo pesquisado sobre seu setor e que ainda não possui respostas satisfatórias é pesquisar tópicos discutidos em fóruns online. Pesquise por palavras relativas ao seu negócio e veja quais questões estão em maior destaque. Quais delas são relevantes para você? Adicione a sua lista!
Pesquise com quem entende
Esta é a hora de entrevistar stakeholders e funcionários que estão diretamente ligados com a venda dos produtos e com o atendimento ao cliente de seu e-commerce. Faça perguntas como: