Veja dicas de SEO e UX que mostram como otimizar páginas com foco em conversão.
A intenção é que os usuários cheguem ao seu site e não sejam apenas visitantes - você deve convertê-los em clientes. Para isso, é preciso proporcionar uma experiência segura, atrativa e persuasiva, que mostre como os seus produtos podem entregar valor às pessoas e por que elas devem confiar na sua loja para fazer a compra. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de SEO e UX que mostram como otimizar páginas com foco em conversão, tendo como base a fórmula da probabilidade de conversão. Quer entender o que significa esse conceito? Então, acompanhe agora e saiba tudo!O que é probabilidade de conversão?
Probabilidade de conversão são as chances que você tem de gerar conversões no seu site, com base em cinco fatores-chave de otimização do site. Esse conceito é baseado em uma fórmula, que vamos apresentar a seguir, criada pela MECLABS, empresa controladora da MarketingExperiments, chamada de Conversion Sequence Heuristic ou Conversion Index. A fórmula funciona como um framework que traz estrutura e clareza para a análise dos processos de conversão em vendas e orienta as decisões de SEO e UX de um site. Ela é utilizada pela empresa como parte de uma metodologia para análise e otimização de sites.Como é a fórmula da probabilidade de conversão?
À primeira vista, você pode se assustar com a fórmula (principalmente se for um profissional da área de humanas). Mas não se preocupe, porque ela apenas representa uma maneira de visualizar o processo de conversão e definir prioridades na otimização do seu site. Então, esta é a fórmula da probabilidade de conversão: C = 4M + 3V + 2[I-F] – 2A Sendo que:- C = Probabilidade de conversão
- M = Motivação (motivation)
- V = Proposta de valor (value proposition)
- I = Call to action (incentive)
- F = Atrito (friction)
- A = Ansiedade (anxiety)
Probabilidade de conversão, taxa de conversão e SEO: o que têm a ver?
Perceba que a fórmula da probabilidade de conversão não é um cálculo matemático. Você não precisa se preocupar com números aqui, ok? Trata-se de uma forma de enxergar o processo de vendas quando você precisa traçar estratégias para otimizar páginas com foco em conversão. A fórmula ajuda a orientar as decisões e a definir as prioridades estratégicas. Se você otimizar esses cinco fatores, pode aumentar a probabilidade de conversão do seu e-commerce. Dessa forma, você consegue aumentar a taxa de conversão do site, ou seja, o percentual de visitantes que realiza uma compra na sua loja virtual. Otimizar a taxa de conversão no e-commerce significa fazer os seus próprios visitantes comprarem mais, sem precisar atrair mais tráfego. Portanto, é uma estratégia inteligente para aumentar as vendas sem gastar mais com mídia. Para isso, você deve adotar técnicas de SEO, que otimizam as páginas para que elas ofereçam uma melhor experiência ao usuário e apareçam nos primeiros resultados orgânicos da pesquisa do Google. Por isso, vamos continuar agora com algumas dicas de como otimizar páginas com foco em conversão, de acordo com a fórmula que apresentamos antes.Como otimizar páginas com foco em conversão?
A seguir, você vai saber como otimizar páginas com foco em conversão. Para isso, vamos seguir o framework da probabilidade de conversão, que traz os principais elementos que você precisa melhorar nas suas páginas do e-commerce para ter mais vendas. Acompanhe agora!Conversão: entenda quem você está tentando converter
Cuidado para não começar a otimização olhando para o lado direito do sinal de igual da fórmula. Primeiramente, olhe para o lado de cá: o C da probabilidade de conversão. Antes de aplicar táticas de SEO, entenda:- Quem você quer converter: a definição da persona com quem você quer se comunicar, com seus interesses, comportamentos e necessidades;
- Qual a conversão desejada: a venda, para sites de e-commerce, ou outras conversões que forem importantes para o seu negócio;
- Para cumprir quais objetivos e metas: aumentar a taxa de conversão em 20% no próximo mês, dobrar o faturamento no trimestre etc.
Ansiedade: transmita segurança e confiabilidade ao usuário
Para acionar as táticas de SEO e UX, é interessante começar pela parte negativa da fórmula: o atrito e a ansiedade. Por isso, vamos começar pela ansiedade. A ansiedade do usuário é um fator que influencia negativamente a probabilidade de conversão. Refere-se à preocupação dos visitantes do site de que o processo de compra seja seguro e eficaz e que o produto cumpra a sua promessa. Para minimizar a ansiedade dos seus potenciais clientes, é importante entender o que pode originar essa sensação. Muitas vezes, está relacionada à complexidade da compra, ao valor do produto, à confiabilidade que a sua marca transmite, entre outros fatores. Então, veja algumas dicas:- Tenha um site completo, funcional e bem estruturado para transmitir profissionalismo;
- Informe dados completos de endereço e contato da empresa;
- Utilize o protocolo HTTPS e o certificado SSL para garantir a segurança dos dados;
- Responda rapidamente aos contatos e mensagens de usuários;
- Exiba selos e certificações de segurança, como CertiSign e Site Blindado;
- Exiba depoimentos e avaliações de clientes da sua loja.
Atrito: evite distrações, obstáculos e conflitos nas páginas do e-commerce
O atrito é outro fator que influencia negativamente a conversão. Refere-se aos obstáculos pelos quais os potenciais clientes passam até realizar uma conversão no seu e-commerce. Eles podem estar ligados à demora em processos que exigem mais tempo ou informações que o necessário ou à dificuldade de entender e realizar alguma tarefa que deveria ser mais simples. Também podem estar relacionados a problemas técnicos do site ou a mensagens confusas ou conflitantes que dificultam a compreensão do usuário. No processo de conversão, os atritos representam um custo para o usuário, que vai além do dinheiro real gasto na sua loja virtual. Por isso, é preciso reduzir esse custo para que ele perceba um benefício maior na compra. Para isso, veja abaixo algumas dicas que reduzem o atrito no processo de compra do e-commerce:- Transmita mensagens claras sobre a sua empresa e suas ofertas;
- Utilize formulários curtos, apenas com os campos necessários para a compra;
- Utilize fontes legíveis, em tamanho adequado e cor que contraste com o fundo;
- Tenha um site responsivo, que seja fácil de navegar pelo celular;
- Evite pop-ups insistentes na tela do usuário;
- Evite o excesso de publicidade nas páginas do e-commerce;
- Faça uma auditoria para verificar falhas de carregamento e links quebrados.