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Quatro dicas de como otimizar seus conteúdos para o Google Discover

Por: Felipe Bazon

Felipe Bazon, sócio e diretor de SEO e Content Marketing. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil pelo prêmio de profissionais do ano pelo Digitalks, tendo o ganho o prêmio vezes, em 2015 e. 2020. Já liderou mais de 100 projetos de Marketing Digital no Brasil, Reino Unido e Europa em empresa como Editora Abril, Siemens, Brinquedos Estrela entre outras. Além da vasta experiência operacional, é também orador regular em eventos como E-show, OME Expo, Des-Madrid, Digitalks e RD Summit.

Tecnologia do Google mostra aos usuários conteúdos relacionados ao seus hábitos de busca, navegação e comportamento no aplicativo. Entenda como o Google Discover pode impactar positivamente seu domínio e comece as otimizações ainda hoje!

O Google Discover não é nenhuma novidade para quem trabalha na área do marketing digital, mas isso não significa que os profissionais da área estão usando de todos os benefícios que essa ferramenta tem a oferecer.

Google Discover é uma tecnologia criada pelo Google que mostra aos usuários conteúdos relevantes ao seu gosto.

Quando usada em uma estratégia bem-feita de SEO e marketing de conteúdo, pode alavancar o tráfego orgânico do e-commerce ou blog – e o melhor: sem uma data de expiração.

Entenda como otimizar para o Google Discover e garanta melhores resultados orgânicos para seus esforços de marketing!

O que é o Google Discover?

O Google Discover é uma tecnologia criada pelo Google que mostra aos usuários conteúdos relevantes ao seu gosto.

Ou seja, é como um feed personalizado, que apresenta conteúdos relacionados aos hábitos de busca, navegação e uso do app do Google: notícias, vídeos, tutoriais e conteúdos informativos podem ser encontrados nessa seção.

Um ponto interessante é que o Google não mostra necessariamente as publicações em ordem cronológica, ou seja, as publicadas mais recentemente. O objetivo, aqui, é entregar o que será útil e do agrado do usuário.

Isso é relevante para os profissionais de marketing, pois reforça uma recompensa mais duradoura aos esforços de produção desse tipo de conteúdo. Ele pode muito bem ser evergreen e trazer tráfego ao domínio por mais tempo.

Como otimizar para o Google Discover?

Agora que a definição do Google Discover foi relembrada, vamos ao que interessa: como otimizar os conteúdos para essa tecnologia.

A seguir, você encontra as principais dicas para colocá-la em prática o mais rápido possível!

Conheça as políticas de conteúdo do Discover

A melhor forma de performar bem no Google Discover é conhecendo as políticas de conteúdo da ferramenta. Assim, você começa com o pé direito, evitando qualquer dor de cabeça por não seguir as diretrizes.

Dentre os principais pontos, os que você deve ter mais atenção são os relativos à temática do seu conteúdo – práticas enganosas, incitações a assédio, violência, terrorismo, conteúdo com linguagem vulgar/obscena, conteúdo sexual explícito e mídia manipulada são alguns dos proibidos.

A página também não pode ter mais publicidade ou material promocional do que conteúdo. Esse ponto afeta bastante a experiência do usuário e a própria credibilidade do domínio. Então, se é uma prática comum para você, está na hora de mudar.

Tome muito cuidado com as notícias falsas ou fake news. Sempre priorize a publicação de conteúdos elaborados por especialistas e nunca divulgue informações sem antes checar a veracidade e a fonte.

Considere a intenção do usuário

Assim como na hora de produzir conteúdos para seu blog, é importante entender a intenção do usuário para escolher a melhor abordagem para um tema específico.

Tomemos como exemplo um usuário aficionado por futebol, que está sempre consumindo informações de portais esportivos a respeito do seu time do coração e dos campeonatos em que esse time está competindo.

Para essa pessoa, o Google Discover pode apresentar as notícias mais recentes sobre o time, vídeos no YouTube com os melhores momentos do último jogo e, também, análises feitas por colunistas famosos da área.

Por outro lado, temos uma pessoa reformando sua casa, fazendo constantemente buscas relacionadas a decoração, móveis e materiais de construção. Para ela, o feed pode se apresentar com dicas de como escolher mobília para um ambiente específico e vídeos no formato DIY, com tutoriais de como fazer a decoração.

Crie Web Stories

Os Web Stories são como uma junção dos tweets, do Twitter, com os Stories, do Instagram.

E o que isso significa? Web Stories são um formato de conteúdo, de rápido consumo, que é acompanhado de imagens.

Ou seja, uma informação é passada aos usuários por meio de diferentes telas, que suportam até 200 caracteres. Cada uma dessas telas deve ser acompanhada de um layout com visual caprichado.

Na hora de escolher um tema para seu Web Stories, lembre que ele recebe mais acessos pelos aplicativos em dispositivos móveis. Ou seja, seu leitor estará consumindo a informação na tela do seu celular.

Assim, opte por temas que condizem com esse tipo de comportamento. Assuntos complexos e guias extensos não farão muito sucesso.

Por outro lado, dicas, curiosidades, tutoriais e notícias performam bem.

Trabalhe o E.A.T.

O E.A.T. segue sendo como um dos principais fatores de rankeamento do Google. Pensar na autoridade, confiabilidade e especialidade dos autores dos seus conteúdos, assim como do seu domínio, é essencial.

Se você quer ganhar o destaque no feed do seu usuário, você precisa ser autoridade em seu nicho de atuação. Assim, priorize publicações assinadas por especialistas e deixe bem claro o porquê de essa pessoa ser especialista.

Isso pode ser feito com uma página de autor bem construída, que transmita credibilidade a quem escreve os textos. Colocar informações sobre a formação ou a especialização, link para redes sociais profissionais (como o LinkedIn) e e-mail de contato profissional são alguns dos pontos que podem ajudar.

Além disso, foque naquilo em que você realmente é especialista. Se o seu negócio é relacionado ao turismo, por exemplo, atenha-se aos tópicos relevantes dessa área, e não a falar de finanças.

O Google Discover veio como uma nova oportunidade para que os profissionais de marketing gerem mais tráfego orgânico e autoridade para suas marcas. Ele pode ser usado de diferentes maneiras, com formatos distintos, para atender seu público de forma personalizada.

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